O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira (28), com ajuda de papéis do setor bancário. Às 13h44, a principal referência da B3 avançava 1,12%, aos 115.610,97 pontos, após oscilar entre máxima a 115.657,00 pontos e mínima a 114.180,49 pontos.
Leia também
A Bolsa brasileira é beneficiada pelos índices acionários americanos, que passaram a operar no terreno positivo, com Nasdaq em destaque. O movimento ocorre mesmo após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, cujo resultado veio abaixo do esperado pelo mercado. O indicador cresceu ao ritmo anualizado de 2,1% no segundo trimestre de 2023, conforme a terceira e última estimativa do Departamento de Comércio do país.
Na B3, ações de grandes bancos sobem em bloco, levando o Índice Financeiro (IFNC) à alta de 1,91%, com Banco do Brasil (BBAS3) liderando os ganhos do segmento. Falas do diretor de Política Econômica do Banco Central, Diogo Guillen, animaram os investidores, ao indicar maiores perspectivas de um aumento do mercado de crédito em 2024, em um cenário de juros menores e com um impacto mais baixo do episódios das Americanas (AMER3).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Entre os destaques positivos do dia, estão as ações do Assaí (ASAI3), que apresentam os maiores ganhos do Ibovespa e ignoram a valorização dos juros futuros na sessão. Lojas Renner (LREN3), Pão de Açúcar (PCAR3) e Arezzo (ARZZ3) também se saem bem no pregão. “Movimento de curva tem muito a ver com cenário externo, mais do que doméstico, então acho que mercado acaba buscando tese com melhores perspectivas com queda da Selic, sendo que Assaí e Renner são ativos mais ‘resilientes’ dentro do varejo”, explicou Carlos Soares, analista da Mirae Asset, ao Broadcast.
Na ponta contrária, as ações da Suzano (SUZB3) figuram entre as maiores quedas do Ibovespa, com investidores trocando posições de setores que subiram mais nos últimos dias e que agora não têm catalisadores positivos.
Na quarta-feira (27), o Ibovespa fechou em alta de 0,12%, aos 114.327,05 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.