O Ibovespa opera em alta de 0,21%, aos 119.517,73 pontos na abertura do pregão desta quarta-feira (08). O índice reage à expectativa dos investidores com a votação da reforma tributária no Senado.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já afirmou que o Congresso pode promulgar primeiro as partes da reforma tributária que forem consensuais nas votações da Câmara e do Senado.
O índice também reage ao recuo na inflação semanal nas capitais. O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) registrou alta de 0,45% no fechamento de outubro para 0,53% na primeira quadrissemana de novembro. Com o resultado, o indicador acumula alta de 3,88% nos últimos 12 meses, ante 3,92% na leitura anterior.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os mercados internacionais também ficam à espera de dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI), referentes a outubro, na China. Ambos serão divulgados após o fechamento dos mercados ocidentais.
Por fim, percebe-se um mau humor nas bolsas europeias após o economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), Philip Lane, dizer ontem que a autoridade monetária deve manter as taxas em níveis restritivos por “muito tempo” e que os cortes devem demorar a vir.