Últimas notícias

Ibovespa hoje: commodities atenuam queda do índice por cautela externa

Tom do mercado é moderado pois os investidores estão focados nos dados que sairão ao longo dos próximos dias

Ibovespa hoje: commodities atenuam queda do índice por cautela externa
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

A queda moderada dos índices de ações internacionais nesta segunda-feira (25) contamina o Ibovespa, em semana encurtada pelo feriado da Páscoa, na sexta-feira (29), e de divulgações de peso.

Com isto, a liquidez já moderada nos últimos dias pode diminuir ainda mais. A desvalorização do Índice Bovespa, contudo, é moderada na leve alta do petróleo e do minério de ferro.

Como observa Alan Soares, analista da Toro Investimentos, o tom do mercado é moderado pois os investidores estão focados nos dados que sairão ao longo dos próximos dias.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Aqui, sairão a ata do Copom e o IPCA-15 de março, além de dados do emprego do Caged e o Relatório Trimestral de Inflação. Nos Estados Unidos, terão o PIB do quarto trimestre, o PCE preços de gastos com consumo e discurso do presidente do Fed Federal Reserve, o banco central americano, Jerome Powell”, cita em nota.

Após o Banco Central mudar o tom do comunicado do Copom no encontro de março, ao sinalizar somente mais uma redução de meio ponto porcentual da Selic, e não mais duas deste nìvel, Raony Rossetti, CEO e cofundador da Melver, a comunicação foi boa e só houve surpresa.

Por isso, diz, será importante avaliar os resultados do IPCA-15 e o IGP-M de março que sairão esta semana.

“Serão importantes. A política monetária está andando de forma mais controlada e o mercado fica de olho.

E nos EUA, será preciso acompanhar os dados no momento em os juros não caem, apesar do sinal claro de três cortes ainda neste ano”, avalia Rossetti.

Publicidade

Na sexta, o Ibovespa fechou com desvalorização de 0,88%, para 127.027,10 pontos, diante de renovadas preocupações fiscais, reduzindo o ganho semanal para 0,23%.

Já em Nova York, as bolsas fecharam sem direção única, mas terminaram a semana com valorização após máximas ao longo dos últimos dias.  Nesta segunda-feira (25), abriram em queda.

O economista Álvaro Bandeira, coordenador de Economia da Apimec Brasil, alerta que seria importante o Índice Bovespa defender a marca dos 126.400 pontos, vista no fechamento de 12 de dezembro de 2023, sob pena, segundo ele, de ceder para a zona de suporte dos 124 mil pontos.

Os investidores estão na expectativa por discursos de dirigentes do Fed e dados americanos, para balizarem suas estimativas para os juros do país.

Na semana passada, o Fed reforçou que poderá cortar as taxas três vezes em 2024, com o início do processo ocorrendo em junho.

Publicidade

No entanto, na sexta-feira (22), o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que mudou sua expectativa de cortes de juros em 2024, por conta de preocupações com a inflação persistente e dados econômicos mais fortes que o previsto nos EUA.

Agora, prevê recuo de 0,25 ponto porcentual no juro americano neste ano, e não mais dois cortes desta magnitude. Nesta segunda, o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, disse que a estimativa de três cortes de juros neste ano está em linha com a sua avaliação.

A China também fica no radar, à medida que sairão dados de sobre lucro industrial e atividade econômica (PMIs) do país nos próximos dias.

Nesta , as bolsas chinesas recuaram, enquanto o minério de subiu 0,30% em Dalian. O petróleo, por sua vez, acelerava a alta para a faixa de 1,00%, em meio ao aumento das tensões geopolítica.

Petrobras (PETR3;PETR4) avançava em torno de 1,00% e Vale (VALE3), de 0,03%.

Publicidade

Perto das 11 horas, o Ibovespa zerava a queda, aos 127.030,09 pontos, após subir 0,11%, com máxima aos 127.166,83 pontos, e ceder 0,20%, na mínima aos 126.770,93 pontos.