Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje fecha abaixo de 135 mil pontos em dia de queda das bolsas de NY com peso do payroll

Dados mistos de emprego despertaram dúvidas quanto ao processo de relaxamento monetário pelo Fed

Ibovespa hoje fecha abaixo de 135 mil pontos em dia de queda das bolsas de NY com peso do payroll
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

Ibovespa hoje fechou em queda, após dados do payroll (relatório oficial de empregos dos Estados Unidos) despertarem dúvidas nos investidores quanto ao processo de relaxamento monetário pelo Federal Reserve (Fed). Nesta sexta-feira (6), o principal índice da B3 encerrou em baixa de 1,41% aos 134.572,45 pontos, oscilando entre máxima a 136.653,00 pontos e mínima a 134.476,19 pontos.

O payroll, dado mais aguardado da semana, mostrou a criação de 142 mil empregos em agosto, em termos líquidos. Analistas consultados pelo Projeções Broadcast esperavam a geração de 125 mil a 205 mil vagas, com mediana de 165 mil. Já a taxa de desemprego caiu a 4,2% em agosto, ante 4,3% em julho, em linha com as previsões.

O salário médio por hora do americano, por sua vez, subiu 0,4% em agosto, acima da estimativa de alta de 0,3%. “Os participantes do Fed não terão uma escolha óbvia para fazer. Após um ano de manutenção da taxa em patamar alto, o natural seria iniciar o ciclo com um movimento menor, mas os dados fracos de atividade e o temor de que algo mais importante esteja em formação pode motivar uma largada mais intensa”, afirma Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em meio a esse cenário, as Bolsas de Nova York fecharam em queda. Nasdaq recuou 2,55%, já S&P 500 e Dow Jones sofreram perdas de 1,73% e 1,01%, respectivamente. Nas movimentações individuais, os bancos cederam, liderados por um tombo de 5,03% do Wells Fargo (WFC). Já a Broadcom (AVGO), sob efeito de projeções fracas, derreteu 10,35%.

Por aqui, o Ibovespa acompanhou a deterioração dos índices acionários americanos. “As empresas mais afetadas foram aquelas sensíveis à atividade econômica global, como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3;PETR4), que têm seus preços atrelados a commodities, e companhias dependentes da economia doméstica, como o Magazine Luiza (MGLU3), devido ao ciclo de juros local”, explica Christian Iarussi, especialista em mercado de capitais e sócio da The Hill Capital.

O analista destaca ainda que o cenário de aumento de juros no Brasil também contribui para o pessimismo. A expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) eleve a taxa Selic em 0,25 ponto percentual na próxima reunião, o que pode impactar negativamente as ações, especialmente aquelas mais expostas ao mercado interno e à demanda por crédito.

Liderando as baixas do Ibovespa, estiveram as ações da Azul (AZUL4), que derreteram 6,33%, após já terem recuado 3,66% na véspera, enquanto o mercado segue monitorando a situação financeira da companhia. Na última atualização, publicada na quarta-feira (4), a empresa reiterou ter iniciado a implementação de um conjunto de medidas operacionais visando à ampliação da sua eficiência, após ser questionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Publicidade

Na ponta contrária, os papéis da CSN Mineração (CMIN3) subiram 4,22% e lideraram os ganhos do Ibovespa. No exterior, o minério de ferrou fechou em alta de 1,3% em Cingapura, enquanto encerrou estável na Bolsa chinesa de Dalian.

Como é calculado o índice Ibovespa?

O sistema de pontos do índice da B3 busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a R$ 1. Assim, uma carteira com uma composição idêntica à do índice custa aproximadamente R$ 129 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do Ibovespa hoje reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do índice Ibov sobe, significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

*Com informações do Broadcast

Publicidade