Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha acima dos 134 mil pontos e renova recorde

Ações do setor de varejo se saíram bem na sessão

Ibovespa hoje: índice fecha acima dos 134 mil pontos e renova recorde
Prédio da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. (Foto: Divulgação/B3)

Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (27), com suporte das ações da Vale (VALE3). A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,49%, aos 134.193,72 pontos, após oscilar entre máxima a 134.193,40 pontos e mínima a 133.328,39 pontos. Com isso, o índice renovou pela quarta sessão seguida o recorde de fechamento.

Em Wall Street, as Bolsas de Nova York também encerraram o pregão no campo positivo. S&P 500 teve leve alta, de 0,14%, enquanto Dow Jones e Nasdaq tiveram ganhos de 0,30% e 0,16%, respectivamente. Os índices têm sido apoiados nas últimas sessões pela expectativa de relaxamento monetário pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em 2024.

Na B3, as ações da Vale (VALE3), de maior peso para a composição da carteira do Ibovespa, tiveram um dia positivo, beneficiadas pela valorização do minério de ferro, que fechou em alta de 0,51%, cotado a US$ 137,96 por tonelada, em Dalian, na China. Com o bom desempenho da commodity, os papéis da CSN Mineração (CMIN3) também subiram e ficaram entre os principais ganhos do Ibovespa, em alta de 2,62%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os destaques positivos do dia, estiveram ainda as ações da Casas Bahia (BHIA3), que sentiram alívio diante da manutenção na terceira e última prévia da carteira teórica do Ibovespa, válida para o período entre janeiro e abril de 2024. Apesar de não registrar saídas, a prévia apresenta a entrada da Isa Cteep (TRPL4).

Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) foram outros que se saíram bem no pregão, liderando os ganhos do Ibovespa, em valorização de 6,64%. O setor de varejo operou majoritariamente em alta, tendo como suporte a queda dos juros futuros e as perspectivas por manutenção de afrouxamentos monetários em 2024.

Do lado oposto, as ações da Raízen (RAIZ4) recuaram 1,93%, entre as maiores perdas do índice. Ao Broadcast, o analista da Levante Corp, João Abdouni, destacou que os papéis operaram em movimento de realização de lucros, após acumularem ganhos em torno de 15% no mês.

Na terça-feira (26), o Ibovespa encerrou a sessão em alta de 0,59%, aos 133.532,92 pontos, renovando o recorde de fechamento pelo terceiro pregão seguido.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
>