Publicidade

Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha em alta com apoio das Bolsas de NY

Resultados da Nvidia (NVDA) animaram os investidores em Wall Street

Ibovespa hoje: índice fecha em alta com apoio das Bolsas de NY
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira (22), apoiado pela euforia dos mercados globais após os resultados da Nvidia (NVDA). A principal referência da B3 terminou o pregão em valorização de 0,16%, aos 130.240,55 pontos, oscilando entre máxima a 130.829,45 pontos e mínima a 129.970,80 pontos.

Em Wall Street, Nasdaq encerrou em alta de 2,96%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 1,18% e 2,11%, respectivamente, com investidores repercutindo os resultados da empresa de inteligência artificial Nvidia (NVDA). A companhia reportou uma receita de US$ 22,1 bilhões no quarto trimestre de 2023, o que representou um aumento de 265% em relação ao número observado no mesmo período do ano anterior. Nesta reportagem, analistas avaliam se vale a pena investir na empresa em meio aos bons resultados.

A Bolsa brasileira, por sua vez, oscilou ao longo da sessão, com as ações da Vale (VALE3) no campo positivo, acompanhando a alta do minério de ferro, em meio à expectativa pelo balanço da mineradora, que será divulgado após o pregão. Petrobras (PETR3;PETR4), por outro lado, contrariou a alta do petróleo e encerrou em queda.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os principais destaques positivos do dia, estiveram as ações de varejistas. Mesmo com a valorização dos juros futuros, que acompanharam o movimento de alta nos rendimentos dos Treasuries (títulos públicos americanos), os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) e da Casas Bahia (BHIA3) chegaram a presentar ganhos acima de 4% e 6%, respectivamente.

As ações do varejo alimentício, no entanto, mostraram comportamento divergente após a divulgações de resultados. “Enquanto o Pão de Açúcar (PCAR3) recuou após informar prejuízo líquido no quarto trimestre de 2023, as ações do Assaí (ASAI3) avançaram após revelar lucro líquido acima das projeções”, destacou Alexsandro Nishimura, economista e sócio da Nomos.

Na quarta-feira (21), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,09%, aos 130.031,58 pontos, em dia marcado pela divulgação da ata do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>