O Ibovespa fechou em queda nesta quinta-feira (31), no último pregão do mês de agosto. A principal referência da B3 acelerou as perdas na última hora da sessão, chegando ao final do dia em desvalorização de 1,53%, aos 115.741,81 pontos, na mínima do dia.
Leia também
Investidores operaram com cautela à espera da apresentação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024. Entre outras preocupações fiscais, a questão dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) se manteve no foco, já que a Casa Civil publicou nesta quinta um Projeto de Lei (PL) que propõe o fim da modalidade a partir de 1º de janeiro de 2024. No entanto, a proposta ainda precisa do aval do Congresso para entrar em vigor no próximo ano.
Próximo ao final da sessão, apenas cinco ações operavam em alta no Ibovespa: Petz (PETZ3), 3R Petroleum (RRRP3), Prio (PRIO3), Embraer (EMBR3) e Vale (VALE3). As petroleiras foram beneficiadas por mais uma alta da commodity, com impulso renovado após autoridade russa indicar a possibilidade dos cortes na produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) serem estendidos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já a Vale (VALE3) conseguiu se manter no positivo às vésperas de sua distribuição de dividendos. A empresa foi beneficiada pela valorização do minério de ferro, que fechou em alta de 3,54% em Dalian, na China, cotado a US$ 116,47 por tonelada, o maior nível em cinco semanas.
Na ponta oposta, as ações da CVC (CVCB3) lideraram as perdas do Ibovespa, em queda acima de 8%. O movimento de realização de lucros ocorreu após os papéis da empresa chegarem a disparar mais de 19% na última sessão, repercutindo o pedido de recuperação judicial da 123milhas, que enfrenta conflitos com órgãos de defesa do consumidor depois de ter cancelado pacotes e passagens já pagos por clientes.
Na quarta-feira (30), o Ibovespa fechou em queda de 0,73%, aos 117.535,10 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
Publicidade
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.