O Ibovespa fechou em queda nesta quarta-feira (6), pela terceira vez consecutiva na semana. A principal referência da B3 encerrou o pregão em desvalorização de 1,15%, aos 115.985,34 pontos, na mínima do dia.
Leia também
Antes do feriado de 7 de setembro, a Bolsa brasileira acompanhou as bolsas de Nova York, que operaram no terreno negativo. O dia foi marcado pela divulgação do Livro Bege do Federal Reserve (Fed), espécie de sumário sobre condições econômicas. O documento apontou que o crescimento do emprego foi moderado em todo os Estados Unidos entre julho e agosto.
Em dia negativo para as empresas ligadas a metais, a Bolsa brasileira sofreu especialmente com o recuo da Vale (VALE3), ativo de maior composição para a carteira do Ibovespa. Mesmo com a leve alta de 0,12% do minério de ferro em Dalian, na China, os papéis da empresa caíram, acompanhando CSN (CSNA3) e Cosan (CSAN3).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mas quem liderou as perdas do índice no dia foram as ações da Vamos (VAMO3), que recuaram mais de 6% depois que o JPMorgan rebaixou o papel de overweight (equivalente à compra) para neutro, com revisão para baixo nas estimativas de lucro. A empresa estreou na última carteira do Ibovespa, válida até dezembro.
Do lado oposto, as ações da Braskem (BRKM5) tiveram os maiores ganhos do Ibovespa, em meio à notícia de que a empresa conversa com investidores para potencial captação de bonds (títulos de dívida) que podem alcançar US$ 1 bilhão, segundo apurou o Broadcast.
Os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) também estiveram entre os destaques positivos do dia, em meio à valorização do petróleo, que fechou em alta de quase 1%, de olho em possível aperto na oferta, com notícias de cancelamento na produção da commodity no estado americano do Alasca.
Na terça-feira (5), o índice fechou em queda de 0,38%, aos 117.331,30 pontos.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.