Últimas notícias

Ibovespa fecha abaixo dos 120 mil pontos com pressão da Petrobras (PETR3)

Piora das Bolsas de Nova York ao longo da sessão contaminou a B3

Ibovespa fecha abaixo dos 120 mil pontos com pressão da Petrobras (PETR3)
Painel da B3. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

O Ibovespa fechou o dia em queda nesta quinta-feira (27), em realização de lucros após ter cinco sessões de alta seguidas e alcançar o maior nível em quase dois anos. A principal referência da B3 encerrou o pregão em recuo de 2,10%, aos 199.989,64 pontos, oscilando entre máxima a 122.598,97 pontos e mínima a 119.824,52 pontos.

A Bolsa brasileira foi prejudicada pela queda de papéis de grande peso e pela piora das Bolsas de Nova York ao longo do dia. Em meio ao salto das ações da Meta, os índices acionários norte-americanos chegaram a iniciar a sessão no positivo, com destaque para a Nasdaq, mas depois foram pressionados pela reunião do Conselho do Federal Reserve (Fed), que discutiu a possibilidade de elevar exigências de capital para grandes bancos dos Estados Unidos.

Além disso, a cautela no mercado também foi ampliada com a notícia de que o Banco do Japão poderá ajustar sua política de controle da curva de juros em reunião na sexta-feira (28), a fim de permitir que as taxas de longo prazo subam além de seu limite de 0,5%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na B3, os papéis ordinários da Petrobras (PETR3) lideraram a ponta negativa do Ibovespa, em queda acima de 5%, mesmo com a valorização dos preços do petróleo no exterior. O movimento seguiu a notícia de que o governo deseja promover mais alterações na diretoria da estatal, conforme apurado pelo Broadcast.

Na outra ponta, as ações do Assaí (ASAI3) tiveram o maior ganho do índice, em performance amparada pelo último balanço da companhia, que registrou lucro líquido de R$ 156 milhões no segundo trimestre, em linha com as expectativas do mercado.

Na quarta-feira (26), o Ibovespa fechou em alta de 0,45%, aos 122.560,38 pontos.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Publicidade