Publicidade

Tempo Real

Ibovespa hoje: índice tem 3ª queda seguida e fecha abaixo dos 128 mil pontos

Ações do Magazine Luiza (MGLU3) lideraram as perdas da sessão

Ibovespa hoje: índice tem 3ª queda seguida e fecha abaixo dos 128 mil pontos
Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ibovespa fechou em queda pelo terceiro pregão seguido nesta quinta-feira (18), contrariando o movimento das Bolsas de Nova York, que encerraram no campo positivo. A principal referência da B3 terminou o dia em baixa de 0,94%, aos 127.315,74 pontos, na mínima da sessão.

Para Gabriel Redivo, Diretor de Gestão da Aware Investments, a semana negativa para o mercado acionário brasileiro é reflexo de uma realização de lucros já esperada. “Na manhã de hoje, existia forte expectativa das commodities impulsionarem o índice brasileiro, porém não foi suficiente para frear o movimento de realização”, afirmou o especialista.

Em Wall Street, Nasdaq fechou em alta de 1,35%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,54% e 0,88%, respectivamente. O dia foi marcado pela divulgação de dados sobre pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, que caíram 16 mil na última semana, a 187 mil, ficando abaixo do consenso de 205 mil solicitações, esperado por analistas consultados pela FactSet.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No continente europeu, as Bolsas fecharam em alta, após a ata do Banco Central Europeu (BCE) alimentar a expectativa pela próxima decisão de juros da autoridade monetária, que deve ocorrer na semana que vem. A temporada de balanços corporativos também movimentou o mercado na região, conforme é possível conferir nesta matéria.

Olhando para a Bolsa brasileira, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) registraram a maior baixa do Ibovespa, em meio à valorização dos juros futuros. Os papéis da varejista terminaram o dia cotados a R$ 2, em recuo de 6,98%.

Os papéis da Hapvida (HAPV3) também sofreram na sessão e tiveram a segunda maior perda do Ibovespa, com notícias envolvendo a investigação do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) sobre descumprimento de liminares judiciais pela gigante de saúde. Nesta reportagem, analistas ouvidos pelo E-Investidor indicam o que fazer com os papéis daqui para frente.

Na outra ponta, as ações da PetroReconcavo (RECV3) e da 3R Petroleum (RRRP3) dispararam e lideraram os ganhos do Ibovespa. A primeira disparou 11,70%, enquanto a segunda teve alta de 7,62%. O movimento ocorreu após a proposta da Maha Energy (MAHA-A) em realizar uma fusão entre apenas os ativos onshore (em terra) da 3R com os da PetroRecôncavo. Veja nesta reportagem a opinião de analistas sobre a possível operação.

Publicidade

Na quarta-feira (17), a principal referência da B3 encerrou a sessão em queda de 0,60%, aos 128.523,83 pontos, com petrolíferas em destaque negativo.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
>