O Ibovespa hoje opera em alta de 0,42%, aos 126.656,92 pontos. O avanço do principal índice da B3 nesta terça-feira (12) ocorre com atenções voltadas à Petrobras (PETR3; PETR4) e à Vale (VALE3) no âmbito corporativo, além das expectativas do mercado para a economia, trazidas pelo Boletim Focus, nesta manhã.
Leia também
As ações da Petz (PETZ3) eram as que mais se valorizavam na Bolsa, às 11h28, subindo 2,88% e negociadas a R$ 4,28. Já os papéis da Yduqs caíam 1,65%, vendidos a R$ 20,82, e registravam a maior desvalorização do Ibovespa.
Na segunda-feira (11), a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates e os ministros da Fazenda e de Minas e Energia, Fernando Haddad e Alexandre Silveira, gerou tensão no mercado. O encontro se deu na esteira da decisão da estatal de não pagar dividendos extraordinários a seus acionistas, anunciada na última quinta-feira (7).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Haddad e Silveira afirmaram, após a reunião, que a medida poderia ser revisada. Na mesma noite, o presidente Lula deu entrevista ao SBT e confirmou ter conversado com o conselho administrativo da petrolífera a respeito do pagamento de dividendos.
Na Vale, José Duarte Penido renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da empresa, na noite da última segunda-feira. Penido foi um dos que votou pela recondução do CEO da companhia, Eduardo Bartolomeo, anunciada na sexta-feira (8). No entanto, ficou decidido que Bartolomeo ficará à frente da empresa só até o final desse ano.
As expectativas para a economia do País, trazidas pelo relatório de mercado Focus, do Banco Central (BC), também são destaques nesta manhã. O documento trouxe projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) e para a taxa básica de juros, a Selic.
A previsão para a alta do PIB deste ano passou de 1,77% para 1,78% nesta leitura do Boletim Focus. Para 2025, a projeção de crescimento se manteve em 2%. A Selic para o fim de 2024, segue em 9% ao ano e para 2025 segue em 8,5%.
Publicidade
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ainda informou nesta manhã que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,83% em fevereiro, ante alta de 0,42% em janeiro. No acumulado do ano, a taxa registra aumento de 1,25%.
*Com informações do Broadcast