O Ibovespa opera em queda nesta sexta-feira (24), monitorando falas do Ministro da Economia, Fernando Haddad. Às 14h07, a principal referência da B3 recua 0,90%, aos 125.440,54 pontos, após oscilar entre máxima a 126.552,58 pontos e mínima a 125.418,44 pontos.
Leia também
Nos Estados Unidos, as Bolsas de Nova York, que fecham mais cedo nesta sessão, operam mistas. Na volta do feriado do Dia de Ação de Graças, Dow Jones sobe 0,22%, enquanto Nasdaq e S&P 500 têm perdas de 0,17% e 0,03%, respectivamente. O dia é marcado pela divulgação do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços do país, que subiu de 50,6 para 50,8 em novembro, acima do consenso de 50,7 esperado por analistas da FactSet.
No cenário doméstico, a atenção dos investidores está voltada ao andamento da agenda econômica em Brasília, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar integralmente o projeto de lei que pretendia estender até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Poucas horas após o veto, Fernando Haddad veio a público defender a decisão. Segundo o ministro, a medida foi tomada com respaldo em pareceres da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e da Advocacia-Geral da União. O principal argumento é de que as desonerações previstas no projeto não têm uma fonte de compensação, o que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Em relatório, Felipe Salto, economista-chefe da Warren Investimentos e Erich Decat, head do time de Análise Política da Warren, indicaram que o veto de Lula provavelmente será derrubado pelo Congresso.
“Destacamos que hoje o clima dentro da Câmara e do Senado é pela derrubada dos vetos. Entretanto, como na política sempre tudo tem um ‘mas’, Haddad também disse hoje que vai apresentar uma nova proposta que deve atender o pleito dos municípios por mais recursos”, afirmaram.
Na Bolsa brasileira, as ações da Gol (GOLL4) lideram os ganhos do Ibovespa, em valorização de 1,60%. Na sequência, estão os papéis da Prio (PRIO3) e da Tim (TIMS3). Do lado oposto, as ações do Grupo Casas Bahia (BHIA3) sofrem na sessão, após a S&P Global Ratings revisar os ratings de crédito de emissor da companhia, com perspectiva negativa, de “brA-” para “brBBB-”, na Escala Nacional Brasil.
Publicidade
Na quinta-feira (23), o Ibovespa encerrou o pregão em alta de 0,43%, aos 126.575,75 pontos, com as ações do Bradesco (BBDC4) em destaque, após a empresa anunciar uma troca de CEO.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.