O Ibovespa opera em queda nesta segunda-feira (29), em meio a preocupações com a economia chinesa, após a liquidação financeira da gigante imobiliária Evergrande. Às 13h55, a principal referência da B3 recua 0,61%, aos 128.174,89 pontos, oscilando entre máxima a 129.068,28 pontos e mínima a 128.119,86 pontos.
Leia também
À espera da decisão monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), a ser divulgada na quarta-feira (31), as Bolsas de Nova York começam a semana sem direção única. Enquanto Dow Jones cai 0,05%, S&P 500 e Nasdaq apresentam ganhos de 0,09% e 0,29%, respectivamente. Investidores também aguardam a publicação do relatório mensal de empregos (payroll) de janeiro dos Estados Unidos, que sai na sexta-feira (2).
Um dos destaques do noticiário diário é a decretação de falência da chinesa Evergrande, após a companhia do setor imobiliário não conseguir chegar a um acordo com seus credores. Segundo informações da Dow Jones Newswires, a empresa parou de honrar compromissos financeiros há dois anos, quando iniciou a tentativa de negociação de sua dívida.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com o anúncio, que levanta temores sobre a situação da economia chinesa, o setor de mineração e siderurgia opera majoritariamente em queda na Bolsa brasileira. A Vale (VALE3), de maior peso para o Ibovespa cede 1,12%, enquanto Usiminas (USIM5) lidera as perdas do setor, em desvalorização de 3,05%. Gerdau (GGBR4), CSN (CSNA3) e Bradespar (BRAP4) também operam no campo negativo.
Quem registra a maior baixa da Bolsa brasileira, no entanto, são as ações da Gol (GOLL4), na esteira da notícia de que a empresa entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Vale destacar ainda que as agências de classificação de risco Fitch e S&P rebaixaram a nota de crédito da companhia e o BB Investimentos cortou a recomendação da Gol (GOLL4) para venda.
Em contrapartida, os papéis do Magazine Luiza (MGLU3) figuram entre os principais destaques positivos do Ibovespa e sobem 1,44%, após a varejista anunciar um aumento de capital que pode chegar a R$ 1,25 bilhão, em uma operação privada que contará com recursos da família Trajano e participação do BTG Pactual. Nesta matéria, confira o que esperar das ações da empresa depois da notícia.
Na sexta-feira (26), a principal referência da B3 encerrou a sessão em alta de 0,62%, aos 128.967,32 pontos, em meio às expectativas por declarações de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda.
Como é calculado o Índice Ibovespa?
O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.
Publicidade
Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.
A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.