O Ibovespa opera em alta de 0,23%, aos 131.143,28 pontos na abertura do pregão desta sexta-feira (15). O principal direcionador do índice é o humor internacional, puxado ainda pela decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) sobre os juros no país.
Além disso, uma série de indicadores econômicos divulgados na Europa e China sugerem a necessidade de juros mais baixos para voltar a estimular a atividade econômica global, ampliando o clima mais positivo.
No Brasil, todo o foco se torna para a Câmara dos Deputados, à espera das votações de pautas econômicas antes do recesso parlamentar. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ontem que o acordo para aprovar a Reforma Tributária “avançou para caramba”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A votação da reforma deve acontecer hoje, tal qual o debate da Medida Provisória da Subvenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
O relator da MP, o deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG), ampliou os benefícios da proposta para investimentos nos setores de comércio e serviços. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que as alterações feitas pelo Congresso não mudam a expectativa de arrecadação para o próximo ano, de R$ 35bilhões.