Últimas notícias

Ibovespa sobe 1,11%, na contramão da aversão a risco externo

Na semana e no mês, o Ibovespa avança 0,19%, com perda no ano limitada agora a 1,39%

Ibovespa sobe 1,11%, na contramão da aversão a risco externo
Foto: Amanda Perobelli/Reuters

(Luís Eduardo Leal, Estadão Conteúdo) – Na contramão do exterior negativo, com dólar em alta também por aqui, o Ibovespa recuperou a linha dos 103 mil pontos, vista anteontem no que havia sido seu melhor nível de fechamento desde 10 de junho (105.481,23), superado pelo de hoje.

Ao fim, a referência da B3 subiu 1,11%, a 103.361,70 pontos, entre mínima de 101.693,98 e máxima de 103.659,68, saindo de abertura aos 102.225,08 pontos nesta terça-feira. Aos poucos em recuperação, o giro foi hoje aos R$ 25,3 bilhões. Na semana e no mês, o Ibovespa avança 0,19%, com perda no ano limitada agora a 1,39%.

No exterior, a cautela voltou a prevalecer nesta segunda sessão da semana, com os investidores ponderando novas declarações de autoridades do Federal Reserve (Charles Evans, de Chicago; Mary Daly, de São Francisco; e Loretta Mester, de Cleveland, para quem “a inflação não esfriou de forma alguma”).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Com as declarações, interpretadas como ‘hawkish’ pelo mercado, o comportamento dos futuros, na CME, mostrava aumento na chance de que o Fed eleve os juros em 75 pontos-base em 21 de setembro, acima dos 50 pontos-base que vinham, e continuam a ser, majoritariamente precificados pelo mercado. Nesta tarde, subia a 40,5% a expectativa por 75 pontos, de 29,0% ontem, enquanto a possibilidade de alta de 50 pontos-base ainda se mantém majoritária, em 59,5%, comparada a 71% ontem.

Nesta terça-feira, atenção especial também para a visita planejada pela presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan, considerada parte indivisível da China pelos líderes do continente e, de forma mais direta, uma “província rebelde” desde a derrota dos nacionalistas pelos comunistas no imediato Pós-Guerra.

“A ida de Pelosi à ilha pode ser considerada uma afronta à autoridade chinesa, que já disse que irá retaliar caso a visita realmente ocorra”, aponta em nota a Guide Investimentos. O evento é mais um fator de tensão militar em cenário já conturbado por disputas geopolíticas entre o Ocidente e o Oriente, com potencial para aproximar ainda mais Rússia e China como contestadoras da ordem liberal conduzida pelos Estados Unidos. Durante a visita de Pelosi, a China programa exercícios militares, entre quinta e domingo, o que contribuiu hoje para puxar os preços do petróleo um pouco para cima.

Assim, na B3, o dia moderadamente positivo para as commodities deu suporte à Petrobras, embora enfraquecido no fechamento (ON +0,05%, PN +0,45%), e especialmente às ações do complexo minero-siderúrgico, com Vale ON (+3,19%) à frente – ainda cedendo 6,42% no ano. Na ponta do Ibovespa, Locaweb (+8,72%), Hapvida (+5,23%) e IRB (+3,65%). No lado oposto, Via (-3,69%), Cyrela (-3,02%), Eztec (-2,80%) e Azul (-2,70%) – esta afetada diretamente pelo avanço do dólar na sessão, de 1,94%, a R$ 5,2792. Na véspera do Copom e próximo à divulgação dos resultados trimestrais do Bradesco, o setor de bancos teve sessão positiva, com Bradesco PN (+1,73%) à frente.

No cenário doméstico, o mercado se prepara para novo aumento de juros pelo Copom na conclusão da reunião deste mês, amanhã – a expectativa é por alta de 50 pontos-base na Selic. “Juros mais altos afetam diretamente as empresas mais alavancadas, com serviços de dívida mais altos, com impacto negativo sobre a parte financeira dessas empresas”, diz Romero de Oliveira, head de renda variável da Valor Investimentos.

Publicidade

“Para além do espectro do endividamento, afeta também a disponibilidade de crédito, especialmente em setores mais correlacionados à oferta de financiamento, como a construção civil, assim como a própria demanda do setor. E, por fim, juros mais altos afetam o nível de consumo e de aquecimento da atividade”, acrescenta Oliveira.