Tempo Real

Imposto de Renda 2024: Receita alerta para novo golpe na declaração

Veja quais são as recomendações do órgão para os contribuintes se protegerem

Imposto de Renda 2024: Receita alerta para novo golpe na declaração
Imposto de Renda 2024. (Imagem: Adobe Stock)

A Receita Federal divulgou um alerta sobre um novo golpe envolvendo o Imposto de Renda (IR) 2024. De acordo com o órgão, os criminosos estão se aproveitando da temporada de entrega das declarações para enviar links maliciosos, que podem colocar as informações pessoais dos contribuintes em perigo.

Por e-mail, os golpistas notificam às possíveis vítimas sobre supostos erros em suas declarações de IR e exigem regularização até a data limite de 5 de abril. Para dar credibilidade às suas alegações, disponibilizam ainda um link suspeito, afirmando conter dados detalhados sobre o procedimento de correção, em um suposto arquivo PDF para impressão.

Em suas mensagens, os criminosos utilizam a sigla IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) e se referem às vítimas como “contribuintes”, termos comumente empregados pela Receita Federal em sua comunicação.

Além disso, os fraudadores mencionam a legislação federal e até o Código Civil para dar peso à ameaça de multa e malha fina. Nesse golpe, é observado ainda um nível de detalhamento maior, indicando que os criminosos estão atualizados quanto à declaração de 2024, a qual se refere ao ano-calendário de 2023.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao clicar em links suspeitos ou fornecer informações pessoais em resposta a essas mensagens fraudulentas, os contribuintes correm o risco de expor seus dados sensíveis. Por meio desses golpes, quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras das vítimas ou instalar programas nos computadores que captam e enviam os dados ilegalmente.

Como se proteger do golpe do IR?

A Receita Federal reitera que não envia comunicações por e-mail solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. Por isso, os contribuintes devem sempre desconfiar de mensagens de origem desconhecida que pedem informações pessoais. Outra recomendação consiste em não clicar em links suspeitos, pois eles podem conduzir a vítima a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais nos dispositivos.

Arquivos anexados também não devem ser abertos, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário. Os canais seguros de comunicação com a Receita sã o site institucional do órgão e o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal e-CAC).

Como identificar erros na declaração?

Para verificar se há alguma pendência na declaração de IR, o contribuinte precisa acessar o Portal e-CAC e selecionar a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”. Na aba “Processamento”, ele deve escolher o item “Pendências de Malha”, onde o cidadão consegue ver se sua declaração está em malha fina, podendo verificar também por qual motivo ela foi retida.

Quando o documento é enviado pelo contribuinte ele passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, quando são verificadas as informações apresentadas, comparando-as com dados fornecidos por outras entidades, que também têm que prestar informações ao órgão, como empresas, instituições financeiras, planos de saúde, entre outros.

Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024

Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.

@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão