Últimas notícias

Lira turca se mantém firme após recuo por preocupações com inflação

Lira turca se mantém firme após recuo por preocupações com inflação
Alta generalizada nos preços tem uma série de causas. (Fonte: Andrey Popov/Shutterstock;reprodução)

A lira turca se firmava ligeiramente nesta quarta-feira (5, reduzindo as perdas do dia anterior conforme investidores avaliavam o impacto de um salto na inflação para pico de 19 anos após o tombo do ano passado no valor da moeda.

A lira chegou a se firmar 1,3%, a 13,275 por dólar, no início do pregão, mas devolveu a maior parte desses ganhos e chegou a 13,42. Na terça-feira, a moeda enfraqueceu 3,6% e fechou a 13,45 por dólar.

Em 2021, a moeda turca sofreu seu pior ano desde que o Partido AK, de Tayyip Erdogan, chegou ao poder, em 2002, despencando 44%. A lira atingiu uma mínima recorde de 18,4 por dólar duas semanas atrás, antes de se recuperar após o governo apresentar um esquema de proteção de depósitos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A queda da lira e uma série de altas de preços administrados devem elevar a inflação este ano, segundo economistas, depois de dados terem mostrado na segunda-feira que a taxa anual chegou a 36,1% em dezembro.

Falando a seu partido na terça-feira, Erdogan disse que não vai abandonar os turcos com altas de preços “extremas” e taxa de câmbio volátil.