Últimas notícias

Santander Brasil tem lucro em linha com estimativas no 1º trimestre

A carteira de crédito do Santander avançou 7,2% na base anual, para 455,16 bilhões de reais

Santander Brasil tem lucro em linha com estimativas no 1º trimestre
Foto: Edgard Garrido/Reuters
  • Alguns analistas esperavam resultados entre fracos a estáveis, com o Goldman Sachs mencionando "sinais modestos de deterioração na qualidade dos ativos" em uma prévia.

O Santander Brasil reportou nesta terça-feira um lucro líquido em linha com as expectativas do mercado para o primeiro trimestre de 2022, com leve alta de 3,2% em relação aos três meses anteriores, mesmo após as provisões para perdas com empréstimos avançarem 24,9% no período.

A unidade local do banco espanhol Santander registrou um lucro líquido de 4,005 bilhões de reais no trimestre, 1,3% superior a igual período do ano passado, frente a uma projeção média de 4,026 bilhões de reais de analistas consultados pela Refinitiv.

O Santander Brasil disse que as provisões para créditos de liquidação duvidosa atingiram 4,612 bilhões de reais, alta de 45,9% na comparação anual.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Alguns analistas esperavam resultados entre fracos a estáveis, com o Goldman Sachs mencionando “sinais modestos de deterioração na qualidade dos ativos” em uma prévia. Já o Bank of America destacou que os ganhos do Santander vinham crescendo abaixo dos de outros bancos privados brasileiros que negociam em múltiplos semelhantes.

A carteira de crédito do Santander avançou 7,2% na base anual, para 455,16 bilhões de reais, superando um crescimento de 3,8% da margem financeira bruta em meio ao aumento da taxa de juros no Brasil. Ambos os indicadores tiveram recuo de cerca de 1,5% em relação ao trimestre anterior.

“Nossa qualidade da carteira de crédito permanece em níveis controlados, apresentando a deterioração já esperada da inadimplência, dado o cenário macroeconômico e alinhado ao volume e mix da originação”, disse em nota o diretor financeiro do Santander Brasil, Angel Santodomingo.

O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) do banco, um indicador de rentabilidade, atingiu 20,7%, alta de 0,6 ponto percentual frente aos três meses anteriores.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos