Publicidade

Últimas notícias

Crescimento da América Latina mantém qualidade de crédito, diz Moody’s

Em relatório, a agência prevê que o Produto Interno Bruto da região crescerá cerca de 2,5% em 2024

Crescimento da América Latina mantém qualidade de crédito, diz Moody’s
Imagem: Envato Elements

A Moody’s Investors Service vê perspectivas estáveis para a qualidade do crédito na América Latina em 2024, diante de um ritmo moderado de crescimento econômico, enfraquecimento do ambiente externo e o arrefecimento dos riscos políticos.

Em relatório, a agência prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da região crescerá cerca de 2,5% este ano, bem parecido com o desempenho de 2023, em uma estabilidade que provavelmente limitará o aumento da receita. Ainda assim, a expansão deve ser suficiente para manter a dívida constante na maior parte dos países, de acordo com a análise.

Apesar da contínua flexibilização da política monetária, a instituição entende que custos de crédito ainda elevados dificultarão a capacidade de pagamento dos passivos, embora alguns governos sejam beneficiados pela menor dependência por financiamento externo, além do fato de terem títulos soberanos de vencimento mais longo.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Moody’s alerta ainda para progressos limitados em direção a reformas fiscais na região, que ainda tem boa parte da receita direcionada a gastos obrigatórios. “Em conjunto com as contínuas pressões para expandir os gastos sociais, esses desdobramentos restringirão a flexibilidade fiscal”, adverte.

Entre algumas nações específicas, a agência destaca que o México seguirá beneficiado pelo “nearshoring” – fenômeno no qual economias desenvolvidas concentram sua cadeia produtiva em parceiros que tenham proximidade geográfica. Já a Argentina está altamente exposta a riscos de vulnerabilidade externa porque tem grande necessidade financiamento em moeda estrangeira, acrescenta.

Web Stories

Ver tudo
<
>