O que este conteúdo fez por você?
- Pelos cálculos da entidade, o PIB doméstico terá uma retração de 6,0% este ano, mais suave do que a estimativa de queda de 6,5%;
- Para 2021, a previsão é a de que a atividade brasileira se expanda 2,6%, menos do que a alta de 3,6% prevista em setembro.
(Estadão Conteúdo) – A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) melhorou hoje sua projeção para o desempenho da economia brasileira em 2020, mas previu que a retomada no ano que vem será menos robusta do que o imaginado há três meses. Pelos cálculos da entidade que tem sede em Paris, o Produto Interno Bruto (PIB) doméstico terá uma retração de 6,0% este ano, mais suave do que a estimativa de queda de 6,5% apresentada em setembro. Para 2021, a previsão é a de que a atividade brasileira se expanda 2,6%, menos do que a alta de 3,6% prevista em setembro.
Leia também
As atualizações dos números fazem parte do relatório Economic Outlook preliminar de dezembro, divulgado há pouco pelo organismo multilateral. A instituição apresentou suas estimativas para a economia global e costuma dar ênfase para os seus membros.
O Brasil pleiteia uma vaga na OCDE, mas ainda não faz parte da Organização. Há anos, no entanto, é considerado um país-chave pela instituição, que costuma dar espaço para análises sobre o Brasil.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em junho, a OCDE chegou a prever que o PIB brasileiro poderia cair até 9,1% este ano.