O que este conteúdo fez por você?
- No total, as corretoras recomendam 51 ações e um ETF para dezembro;
- B3 (B3SA3) e Magazine Luiza (MGLU3) também estão entre os destaques para o mês;
- Na outra ponta, os papéis da Gerdau (GGBR4) saíram de três carteiras recomendadas.
Novembro chegou ao fim com boas notícias para o mercado financeiro: o Ibovespa retomou os patamares de fevereiro e acumulou e maior alta percentual para o mês desde 1999.
Leia também
Nesse contexto, chegou a hora de olhar para frente e destacar as ações mais recomendadas para dezembro. Os papéis da Vale (VALE3) aparecem em primeiro lugar, com 10 indicações. Na sequência estão as ações da B3 (B3SA3), indicada nove vezes e Magazine Luiza (MGLU3), com oito.
As ações preferenciais da Petrobrás (PETR4)tiveram 5 recomendações.
Já Itaú Unibanco (ITUB4), Lojas Renner (LREN3), Multiplan (MULT3), Banco do Brasil (BBAS3), MRV (MRVE3) e Gerdau (GGBR4) estão empatadas com três indicações cada. No total, corretoras e gestoras de investimentos recomendam 51 ações e um ETF para dezembro.
Publicidade
A cereja do bolo do mês ficou com a Multiplan (MULT3), que é novidade em três carteiras. Já o ponto de atenção é com as ações da Gerdau (GGBR4), que deixou de fazer parte das recomendações de três casas de análise.
Confira abaixo o que cada uma das corretoras indica para o mês e quais foram as mudanças realizadas:
Ágora Investimentos
Para o mês de dezembro, a Ágora realizou duas alterações na sua carteira top 10. Saem Lojas Americanas (LAME4) e Cesp (CESP6) e as ações mais recomendadas são: Omega (OMGE3), Eletrobras (ELET6), Itaú (ITUB4), Via Varejo (VVAR3), B3 (B3SA3) Iguatemi (IGTA3), Petrobras (PETR4), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3) e Klabin (KLBN11).
“A nossa expectativa é de que o valuation das ações no Brasil ainda seja atraente, mas apresente alguns desafios tendo em vista que no mês de novembro tivemos a queda global da percepção de risco e também uma melhora marginal na expectativa com relação à trajetória fiscal no país”, diz José Francisco Cataldo, da Ágora.
Gauss Capital
A Gauss Capital anunciou quatro saídas da sua carteira recomendada de dezembro. Foram retiradas Suzano (SUZB3), Gerdau (GGBR4), Eletrobras (ELET3) e Guararapes (GUAR3).
As ações indicadas para o mês são: Petrobras (PETR3), Vale (VALE3), Sabesp (SBSP3), Ambev (ABEV3), Gol (GOLL4), Qualicorp (QUAL3), Aliansce (ALSO3), Magazine Luiza (MGLU3), BTG Pactual (BPAC11) e Lojas Quero-Quero (LJQQ3)
Publicidade
“Acreditamos que o mês de dezembro será marcado pela mudança de posicionamento dos investidores na direção de nomes cíclicos, que tendem a se beneficiar dos avanços no desenvolvimento da vacina para a covid-19 (Petrobras e Gol são nossos principais nomes). Adicionalmente, acreditamos em nomes que se beneficiam da retomada de consumo e desempenho na BlackFriday e Natal ”, explica Bruno Arruda, gestor da Gauss.
Necton Investimentos
Para o mês de dezembro, a Necton Investimentos realizou três alterações. Saíram Gerdau (GGBR4), Marfrig (MRFG3) e Hapvida (HAPV3).
Com as mudanças, a carteira ficou da seguinte forma: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4), ETF Small Caps (SMALL11), Simpar (SIMH3), Multiplan (MULT3), MRV (MRVE3), Petrobras (PETR3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).
Genial Investimentos
Para o mês, a Genial realizou quatro alterações na sua carteira Ibovespa 10+. Saíram Bradespar (BRAP4), Log Com Prop (LOGG3), B2W Digital (BTOW3) e Dimed (PNVL3).
Com as mudanças, casa recomenda os papéis: Aliansce Sonae (ALSO3), Hapvida (HAPV3), Locaweb (LWSA3), Itaúsa (ITSA4), Magazine Luiza (MGLU3), Mitre (MTRE3), Profarma (PFRM3)), Sinqia (SQIA3), Vivara S.A.(VIVA3) e Vulcabras (VULC3).
Easynvest
A Easynvest realizou apenas uma alteração para dezembro. A saída ficou com a Gerdau (GGBR4). Portanto, em sua carteira recomendada estão: Itaú (ITUB4), B3 (B3SA3), Multiplan (MULT3), Vale (VALE3), Eneva (ENEV3), Taesa (TAEE11), Qualicorp (QUAL3), SLC Agrícola (SLCE3), Lojas Renner (LREN3) e Magazine Luiza (MGLU3).
Nova Futura Investimentos
Para o mês de dezembro, a Nova Futura realizou duas alterações. Saíram S&P 500 (IVVB11) e Weg (WEGE3). Com as mudanças, a carteira recomendada ficou com: Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), B3 (B3SA3), Banco do Brasil SA (BBAS3) e Via Varejo (VVAR3).
Modalmais
Para o mês de dezembro a Modalmais trocou todas as ações de sua carteira. Saíram Suzano (SUZB3), Rumo (RAIL3), Vale (VALE3), Fleury (FLRY3) e Linx (LINX3).
Fazem parte das recomendações de dezembro Grupo CCR (CCRO3), JHSF (JHSF3), Iguatemi (IGTA3), B3 (B3SA3) e Gerdau (GGBR4).
Guide Investimentos
A Guide Investimentos realizou algumas alterações para o mês de dezembro: Weg (WEGE3) e Locaweb (LWSA3) ficam de fora da carteira e entram: B3 (B3SA3), Cosan (CSAN3),Hapvida (HAPV3), Itaú Unibanco (ITUB4), Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3), Multiplan (MULT3), Petro (PETR4), Vale (VALE3) e Yduqs (YDUQ3).
Publicidade
“Fizemos um movimento pensando no que observamos nas últimas semanas. Saímos de empresas de tecnologia e varejo que tiveram uma performance sólida no decorrer do ano e que foram alvo de muitos investidores estrangeiros. Além disso, buscamos alternativas descontadas. Muitas dessas alternativas subiram ao longo de novembro, mas, quando olhamos para o preço alvo e potencial dessas companhias, vemos um valor expressivo. Não é porque subiu em novembro que não vai subir mais”, diz Henrique Esteter, analista da Guide.
Warren
A Warren não realizou nenhuma troca para o mês de dezembro. Permanecem entre as recomendações: Vale (VALE3), Klabin (KBLN11), Petrobras (PETR4), B3 (B3SA), Bradesco (BBDC4), MRV (MRVE3), Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Americanas (LAME4), Intermédica (GNDI3) e Ambev (ABEV3).
Elite Investimentos
Para o mês de dezembro, a Elite não fez nenhuma alteração na sua carteira recomendada e segue recomendando compra do seguintes papéis: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Eztec (EZTC3), Itaúsa (ITSA4), Lojas Renner (LREN3), Magazine Luiza (MGLU3), Natura & Co (NTCO3), Unidas (LCAM3), Vale (VALE3) e WEG (WEGE3).
BTG Pactual
Para o mês de dezembro, a carteira 10SIM do BTG Pactual ficou da seguinte forma: Vale (Vale3), Petrobras (Petr4), Magazine Luiza (MGLU3), B3 (B3SA3), Suzano (SUZB3), Gerdau (GGBR4), TIM (TIMS3), CCR (CCRO3), OI (OIBR3) e Cyrela (CYRE3).
Mirae Asset Wealth Management
Em sua carteira Meta recomendada, a Mirae Asset Wealth Management indicou as seguintes ações: Banco do Brasil (BBAS3), Gerdau (GGBR4), Indústrias ROMI (ROMI3), Iochpe-Maxion (MYPK3), Localiza (RENT3), Magazine Luiza (MGLU3), MRV (MRVE3), Randon (RAPT4), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).
“Seguimos com visão positiva para a retomada da atividade econômica no Brasil no mês de dezembro e, principalmente, ao longo de 2021, apesar da maior aversão ao risco fiscal do país”.