Publicidade

Últimas notícias

Opep+ confirma aumento da oferta de 100 mil barris por dia em setembro

De acordo com a Opep+, a capacidade excedente de produção deve ser usada de forma muito cautelosa

Opep+ confirma aumento da oferta de 100 mil barris por dia em setembro
Desde a década de 1970, a Opep regulou o preço do petróleo no mundo por meio do controle da oferta da matéria-prima. (Fonte: Maxx Studio/Shutterstock)

(Gabriel Caldeira, Estadão Conteúdo) – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) decidiu aumentar a sua oferta em 100 mil barris por dia (bpd) no mês de setembro, confirmando decisão antecipada pela imprensa internacional e seguindo recomendação do seu Comitê Conjunto Ministerial de Monitoramento (JMMC).

O aumento de hoje não substitui as elevações acordadas em julho, quando a Opep+ decidiu por acréscimo de 648 mil bpd na sua produção mensal para julho e agosto.

Em comunicado, o cartel destacou que os estoques de petróleo entre países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu a 2,712 milhões de barris em junho e os estoques de emergência atingiram o menor nível dos últimos 30 anos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a Opep+, a capacidade excedente de produção deve ser usada de forma muito cautelosa, diante de um cenário dinâmico e propenso a choques de suprimento. As autoridades do grupo notaram com “preocupação particular” que o baixo nível atual de investimentos em exploração de petróleo “impactará a disponibilidade” do óleo para atender à “crescente demanda além de 2023” de países produtores que não fazem parte da Opep e de alguns países membros do grupo.

A próxima reunião ministerial da Opep+ está marcada para ocorrer no dia 5 de setembro.

Web Stories

Ver tudo
<
>