

Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Às 11h (de Brasília), os ativos da Petrobras sobem 1,57% (PETR3) e 2,04% (PETR4). Já o barril de petróleo WTI para dezembro subia 5,28%, a US$ 61,59, e o Brent para o mesmo mês avançava 4,98%, a US$ 65,71.
A commodity ganhou impulso após os Estados Unidos anunciarem sanções as petrolíferas russas Rosneft e Lukoil, o que intensificou as preocupações com a oferta do petróleo. Com efeito, o preço futuro do barril do Brent e WTI bateu quase 6%, por volta das 10h.
Segundo apurado pelo Estadão, a ofensiva americana vem como resposta ao presidente russo, Vladimir Putin, ao resistir ao encerramento da guerra na Ucrânia. Enquanto adia as negociações, o líder russo busca ampliar seu controle territorial e, assim, fortalecer sua posição em um eventual acordo.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A única ação do presidente americano, Donald Trump, considerada desfavorável à Rússia havia sido a imposição de uma tarifa de 25% sobre produtos indianos, em retaliação à importação de petróleo russo.
Ao anunciar as sanções de ontem, os Estados Unidos alertaram que países ou empresas que adquirirem petróleo russo também poderão ser alvo das medidas punitivas.
A alta no preço do barril de petróleo tende a frear as projeções de crescimento da economia global e a elevar as expectativas de inflação. Esse cenário costuma pressionar os lucros corporativos, o que acaba pesando sobre os preços das ações. Já quando o petróleo fica mais barato, os custos de produção e transporte diminuem, ajudando a conter a inflação e a ampliar as margens de lucro das empresas.
Contudo, isso não ocorre de forma igual em todos os setores. No caso das ações de grandes petrolíferas, como Petrobras, a alta do valor da commodity ajuda a impulsionar o valor do papel.
Já as companhias de outros setores da economia podem ser prejudicadas, como as empresas aéreas, pois o petróleo tem relação com os custos de operações. Além disso, a cotação do barril do petróleo é estabelecida pelo mercado internacional em dólar.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador