• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Petrobras (PETR3; PETR4): “Falamos com empresas fora do Brasil sobre hidrogênio e eólica”

A fala foi do diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras (PETR3; PETR4), Maurício Tolmasquim

Por Gabriel Vasconcelos, Estadão Conteúdo

15/06/2023 | 12:40 Atualização: 15/06/2023 | 12:48

Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras  Foto: ANDRE LUIZ MELLO/AGENCIA ESTADO/AE
Maurício Tolmasquim, diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras Foto: ANDRE LUIZ MELLO/AGENCIA ESTADO/AE

O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras (PETR3; PETR4), Maurício Tolmasquim, disse há pouco que a Petrobras conversa com empresas fora do Brasil para fazer investimentos conjuntos em hidrogênio e energia eólica dentro e fora do País.

Leia mais:
  • Petrobras (PETR3; PETR4) divulga data de pagamento de dividendos
  • Petrobras (PETR3; PETR4) define novas lideranças; fique por dentro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tolmasquim também mencionou que a Petrobras estuda investimentos em energia fotovoltaica, mas sem sugerir incursões no exterior. Ele fez as declarações no evento de lançamento do Centro Virtual de Soluções Tecnológicas de Baixo Carbono da Coppe/ UFRJ, na Ilha do Fundão, que sedia a universidade no Rio de Janeiro.

“Temos uma série de ações para investir em parques eólicos e solares, preferencialmente em parceria com outras grandes empresas no Brasil e fora do Brasil, porque o Brasil ainda não tem marcos regulatórios bem estabelecidos. Estamos falando com várias empresas fora do Brasil tanto em hidrogênio como em eólica”, disse.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Ao mencionar a falta de regulação, Tolmasquim fazia menção sobretudo à geração eólica em alto-mar e produção de hidrogênio, cujo regramento ainda tramita no Congresso e apenas engatinha nas agências reguladoras. Provocado em entrevistas recentes, Tolmasquim já havia mencionado a possibilidade de estabelecer negócios nessas frentes no exterior para ganhar expertise e descarbonizar o portfólio da Petrobras no futuro mais próximo. Dessa vez, ele não só reforçou o argumento como também mencionou conversas em andamento.

O executivo lembrou que a Petrobras tem acordo com a norueguesa Equinor para estudar e eventualmente estabelecer sete projetos de eólica offshore que perfazem uma capacidade de 14 GW. Mas disse que a Petrobras já conversa com a Equinor para que a Petrobras também estabeleça parcerias com outras grandes empresas com atuação no País.

Tolmasquim disse que as intenções da sua diretoria estão em linha com a recente decisão da diretoria executiva e do conselho de administração de elevar o porcentual de investimento dedicado à descarbonização de 6% para uma faixa até 15% do Capex total.

Hidrogênio como peça central

Pesquisas em hidrogênio já estavam nos planos das gestões anteriores da Petrobras e, agora, entraram de vez no horizonte de negócios da estatal.

Segundo Tolmasquim, a descarbonização passa necessariamente pela eletrificação via fontes renováveis, mas isso só vai dar conta de 70% do processo. O restante, relacionado à demanda de setores como siderurgia, refino, transporte aéreo e marítimo de longa distância, terão como “peça central” o hidrogênio, disse Tolmasquim.

Publicidade

“Nós estamos muito ligados nisso: o hidrogênio está em várias soluções de combustíveis líquidos que vão ser fundamentais para a descarbonização do transporte, que é o principal emissor de gás de efeito estufa”, disse Tolmasquim. Ele destacou que a agenda da Petrobras relacionada a novos combustíveis limpos já está em curso via produção dos chamados Diesel R e BioQAV. Esses combustíveis são resultado do coprocessamento de óleo fóssil e vegetal em refinarias especializadas, caso da Repar, que já tem essas linhas de produção ativas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Petrobras
  • Petrobras ON (PETR3)
Cotações
21/02/2026 18h38 (delay 15min)
Câmbio
21/02/2026 18h38 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O ouro está se tornando o “novo dólar”, diz um dos gestores de fundos de hedge mais temidos de Wall Street

  • 2

    A reação do mercado à derrubada das tarifas de Trump pela Suprema Corte

  • 3

    NYT: crises estão por toda parte, mas os mercados parecem não se importar

  • 4

    Brasileiros cruzam a fronteira em busca de menos impostos; vale a pena?

  • 5

    Ibovespa fecha em patamar recorde, acima dos 190 mil pontos, após Suprema Corte derrubar tarifas de Trump

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil: veja quais são os Pacotes VIP e preços
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil: veja quais são os Pacotes VIP e preços
Imagem principal sobre o IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (21)?
Logo E-Investidor
IPVA de São Paulo 2026: qual placa tem o vencimento hoje (21)?
Imagem principal sobre o Harry Styles no Brasil: veja os setores e os valores dos ingressos
Logo E-Investidor
Harry Styles no Brasil: veja os setores e os valores dos ingressos
Imagem principal sobre o PREVBarco do INSS: 6 cidades recebem atendimento ainda em fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
PREVBarco do INSS: 6 cidades recebem atendimento ainda em fevereiro de 2026
Imagem principal sobre o Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Logo E-Investidor
Pix fora do ar? 3 maneiras simples de pagar as contas durante instabilidades
Imagem principal sobre o Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Logo E-Investidor
Rolex 6 Horas de São Paulo: veja o valor dos ingressos e pacotes
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: como funciona a multa em caso de atraso?
Imagem principal sobre o IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Logo E-Investidor
IPVA São Paulo 2026: calendário de vencimentos de fevereiro de 2026
Últimas: Tempo Real
Mercado deve reagir mal à nova tarifa de 15% de Trump e dólar pode enfraquecer, diz analista
Tempo Real
Mercado deve reagir mal à nova tarifa de 15% de Trump e dólar pode enfraquecer, diz analista

Após revés na Suprema Corte, presidente norte-americano reacende escalada tarifária; entenda como os investidores devem reagir

21/02/2026 | 18h09 | Por André Marinho
Chapter 11: Azul (AZUL53) anuncia conclusão de recuperação judicial nos EUA
Tempo Real
Chapter 11: Azul (AZUL53) anuncia conclusão de recuperação judicial nos EUA

Processo durou 9 meses: aérea cita redução da dívida de empréstimos e financiamentos em US$ 1,1 bi

20/02/2026 | 20h29 | Por Elisa Calmon
Daycoval: isenção de IR deve aumentar PIB e gerar cautela à política monetária
Tempo Real
Daycoval: isenção de IR deve aumentar PIB e gerar cautela à política monetária

Banco projeta ganho econômico puxado por consumo das famílias, especialmente em habitação, transporte e alimentação

20/02/2026 | 20h23 | Por Caroline Aragaki
Safra analisa proposta de migração da Axia Energia (AXIA3) para Novo Mercado e aumenta preço-alvo
Tempo Real
Safra analisa proposta de migração da Axia Energia (AXIA3) para Novo Mercado e aumenta preço-alvo

Banco avaliou que a migração representa uma melhora significativa nos padrões de governança corporativa da empresa

20/02/2026 | 19h27 | Por Ludmylla Rocha

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador