A fintech PicPay anunciou que irá começar a cobrar uma tarifa de inatividade de seus clientes a partir de sábado (29). Depois desse prazo, uma taxa mensal no valor de R$ 10 será aplicada por no máximo 12 meses ou até que a conta seja zerada.
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Vale destacar que a tarifa só será recolhida de clientes que não tenham realizado qualquer movimentação financeira ou acessado o app pelo período de 360 dias. A taxa também está condicionada ao saldo em conta do usuário. Ou seja, quem não possui dinheiro no PicPay, não será afetado.
A chamada taxa de inatividade é uma prática comum do mercado financeiro, sendo utilizada como uma espécie de compensação pela falta de movimentação dos clientes, já que as instituições financeiras arcam com despesas operacionais para manter as contas dos usuários.
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Para evitar a tarifa por inatividade, basta utilizar o aplicativo do PicPay e realizar algum dos serviços financeiros disponibilizados pela fintech. Caso a pessoa volte a usar a conta, o valor para de ser cobrado.
Outra opção é cancelar o cadastro na instituição. Para fazer isso, basta ir na tela inicial do app e tocar na sua foto de perfil, escolhendo a opção “Encerrar minha conta”. Vale lembrar que para o processo ser concluído o usuário deve zerar seu saldo do app e não ter transações pendentes.
Posteriormente, o PicPay vai enviar um e-mail com todos os detalhes do encerramento da conta para o cliente conferir e acompanhar o andamento do pedido. A validação para o encerramento do cadastro demora até 25 dias. Durante esse prazo, o usuário pode fazer a reativação da sua conta se mudar de ideia e quiser continuar usando o PicPay.
Em nota, o PicPay diz que a cobrança de tarifa por inatividade é uma prática de mercado aplicada nas situações em que o cliente tenha deixado de fazer movimentações em sua conta nos últimos 360 dias. A medida está contemplada nos termos de uso do PicPay e trata-se de um mecanismo utilizado pelas instituições para reduzir custos com contas sem movimentações. A companhia também reforça que a cobrança está condicionada ao saldo em conta do usuário e, portanto, não vai se configurar em dívida para o cliente.
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