Todos os anos, os brasileiros que possuem carros pagam o IPVA. Porém, alguns proprietários de veículos de luxo dão calote no imposto no estados de São Paulo e o motivo veio à tona.
De acordo com o site UOL Carros, os proprietários que estão devendo o IPVA de carros de luxo, como Ferrari e Lamborghini, decidiram acumular dívidas no imposto. Eles deixam o valor do imposto em aberto para investir o dinheiro que iriam pagar para o governo. Com estes investimentos, eles conseguem ter bons rendimentos e preferem abater a dívida apenas na hora de vender o veículo.
O IPVA de carros de luxo equivale a 4% do valor do veículo na Tabela Fipe, o que acaba tendo um custo muito alto. Assim, manter a dívida em aberto acaba se tornando uma boa escolha para os mais ricos por causa dos investimentos que eles costumam fazer, o dinheiro rende mais com essa estratégia do que pagar o imposto na data certa. Além disso, a dívida de IPVA prescreve depois de cinco anos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale destacar ainda que o devedor do IPVA não consegue fazer o licenciamento e pode ter o seu carro retido caso seja parado em uma blitz e o nome é incluído no Cadin Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais). Porém, os carros de luxo costumam estar registrados em nomes de empresas, o que não traria prejuízos diretos ao nome de quem dirige o veículo.
O calote dos carros milionários não é uma regra no mercado, sendo praticado por poucos veículos que estão na lista dos devedores no estado. Alguns dos proprietários devedores ainda dizem que deixam de pagar o IPVA por causa do estado ruim das vias no estado e a falta de facilidade para conseguir peças e manutenção apropriada para veículos importados.