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- As montadoras de automóveis de luxo estão achando difícil deixar de se gabar sobre como se saíram bem em 2020
- Os CEOs já buscam capitalizar na próxima década o "ano perdido", que lhes deu o posicionamento mais forte de todos os tempos
(Hannah Elliott/WP Bloomberg) – Notoriamente reticentes em revelar quantos carros vendem ou com que lucro, as montadoras de automóveis de luxo estão achando difícil deixar de se gabar – só um pouquinho – sobre como se saíram bem em 2020.
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“Digamos que começamos 2020 com a lista de pedidos mais forte desde 2003 – e começamos em janeiro com 50% a mais de pedidos do que em janeiro passado”, disse Adrian Hallmark da Bentley em videoconferência com jornalistas em 23 de março. A empresa britânica entregou 11.206 veículos em 2020, um aumento de 1,8% ano a ano e a maior produção em seus 101 anos de história.
“Nossas vendas agora estão cerca de 30% acima do ano passado, mesmo tendo em mente que o ano passado foi um recorde”, continuou Hallmark. “Seria necessário uma hecatombe ainda maior que a covid-19 para nos tirar dos trilhos novamente.”
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Na verdade, quaisquer alterações de vendas em 2020 mal parecem ter sido registradas para os CEOs altamente otimistas das marcas automotivas mais prestigiadas do mundo. Eles já buscam capitalizar na próxima década o “ano perdido”, que lhes deu o posicionamento mais forte de todos os tempos.
Em uma videoconferência em 15 de março, Stephen Winkelmann da Bugatti estava totalmente otimista ao admitir estar “surpreso” com o quão bem a marca francesa de 112 anos tinha resistido à pandemia. “A Bugatti foi incrivelmente bem”, disse ele. A marca tradicionalmente não divulga resultados de vendas específicos, mas Winkelmann descreveu 2020 como o “terceiro ano recorde consecutivo”.
Mesmo os normalmente taciturnos alemães não resistiram a uma pequena vaidade, com o chefe da Porsche Oliver Blume chamando os resultados da marca de uma “conquista fantástica” no final de “um ano nada típico” durante uma coletiva de imprensa em 18 de março. A receita da marca de 90 anos atingiu um máximo histórico de 28,7 bilhões de euros (US$ 34 bilhões) em 2020, superando 2019 em mais de 100 milhões de euros.
Nesse meio tempo, os lucros globais anuais da Lamborghini, que Winkelmann também preside, foram maiores em 2020 do que em qualquer ano anterior. E enquanto as vendas na maioria das marcas de luxo caíram em comparação a 2019 – 11% na Lamborghini; 3% na Porsche e 10% na Ferrari -, as quedas vieram da produção forçada de semanas e fechamentos de showrooms durante a pandemia do novo coronavírus, fatores bem fora do controle executivo. A Bentley, um caso à parte, fechou por sete semanas ao custo de US$ 10 milhões perdidos por semana e, ainda assim, recuperou-se e entregou mais veículos do que nunca, disse Hallmark.
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“Não estamos vendo um comportamento recessivo. Estamos vendo um boom de pós-guerra”, disse ele.
Enquanto milhões de pessoas estão enfrentando perdas econômicas com a ajuda de auxílio financeiro, os ricos têm gastado dinheiro como nunca antes. É uma recuperação pós-covid-19 em forma de K, que favorece bens de luxo, incluindo carros.
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Já em julho de 2020, analistas da Technavio previam que o mercado de carros de luxo dos Estados Unidos cresceria em 6,7 milhões de unidades de 2020 a 2024. Em seu relatório anual de 2021, a Statista projetou a receita dos EUA no segmento para chegar a US$ 6,9 bilhões somente neste ano. Ajuda o fato de que a pandemia está tornando o mercado geral de automóveis mais saudável, graças a processos de compra simplificados, redundâncias reduzidas e executivos forçados a serem flexíveis (e mais práticos) a respeito de estratégias futuras.
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“O histórico sugere que a demanda por carros esportivos superluxuosos permanecerá forte, apesar de uma recessão global relacionada à covid-19”, disse Michael Dean, chefe de análise automotiva da Bloomberg Intelligence em uma análise de 16 de março. Resultados como o ganho de 27% no preço das ações da Ferrari em 2020 e a lista de pedidos já cheia da Lamborghini nos primeiros nove meses de 2021 atestam essa força.
Desempenho das gigantes em 2020
A Lamborghini teve um desempenho tão bom no ano passado, na verdade, que observadores próximos como Dean e outros sugeriram que a empresa-mãe Volkswagen pode estar se posicionando para uma oferta pública inicial ao lado da filha favorita Porsche, que Bloom recentemente chamou de uma opção “interessante”. A ênfase em modelos de “séries especiais limitadas”, que com preços multimilionários são altamente lucrativos, imita a estratégia definida pela Ferrari. A marca italiana de 81 anos abriu o capital com grande sucesso em 2015.
Mesmo a Aston Martin, que teve dificuldades com um IPO decepcionante em 2018 seguido por uma turbulência executiva, parece ter se preparado para um futuro melhor. Um refinanciamento de 1,3 bilhão de libras (US$ 1,79 bilhão) em dezembro e a recente aliança com a Mercedes, combinados com o lançamento do SUV DBX, configurou a empresa para se tornar um fluxo de caixa livre positivo em 2023, disse Dean. “A Aston Martin não está mais em estado crítico”, ele escreveu em março.
Uma linha positiva de edições limitadas como o Valkyrie e o Valhalla também será fundamental em 2021 para melhorar a trajetória de margem de lucro da Aston, disse ele: “Apenas algumas marcas são capazes de vender supercarros de edição limitada com alta margem de lucro e preço de US$ 1 milhão, e esse clube inclui Aston Martin, Ferrari, Lamborghini e Porsche. A contribuição de um único supercarro Valkyrie, com preço de 2,4 milhões de libras, é equivalente à venda de 19 Vantage V8s, cujas vendas decepcionantes em 2019 foram um dos principais motivos para a redução das unidades.”
A Rolls-Royce, por sua vez, pode ser uma exceção à bonança de carros de luxo, entregando aproximadamente 3.750 automóveis em 2020, uma redução muito maior do que seus pares ano a ano em 26%. A queda veio em parte de um timing infeliz, disse Martin Fritsches, presidente e CEO da Rolls-Royce Motor Cars Américas, em um e-mail, culpando a transição do Ghost de primeira geração (descontinuado em 2019) para o sedã de segunda geração pelo tamanho da perda.
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“Estávamos nos preparando para o novo Ghost no meio das paralisações da covid-19, no entanto, continuamos a ver uma forte demanda por novos Rolls-Royces e encerramos o ano com o maior nível de pedidos futuros para a marca”, disse Fritsches. “As comissões por pedidos atualmente se estendem até o terceiro trimestre.”
Concentração de mercado
Um fator que impulsionou esse sucesso durante o que para muitos pareceu um colapso global tem sido o crescimento acelerado da China. As vendas da Bentley na China dobraram em 2020, de acordo com Hallmark. A China se tornará o segundo maior mercado da Lamborghini até o final de 2021, disse Winkelmann.
A concentração de mercado (Aston Martin em parceria com a Mercedes, digamos, ou Porsche e Rimac trabalhando juntas) só pode ajudar mais.
Em todo o mundo, ” um crescimento significativo de ofertas de luxo reais em veículos, mudando as preferências do consumidor de sedãs para SUVs e aumentando a renda disponível dos consumidores têm impulsionado a demanda por carros de luxo ” desde a pandemia de covid-19, escreveu a Mordor Intelligence em seu relatório anual .
A volatilidade do mercado de ações também fez com que os investidores disputassem por ativos tangíveis – até mesmo o mercado de carros clássicos cresceu durante os lockdowns, com casas de leilão e sites especializados em carros colecionáveis como a McLaren Senna e a Bugatti Chiron Pur Sport recebendo um número altíssimo de visitantes e raridades exóticas italianas de meados do século sendo vendidas com sucesso.
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Os fornecedores dessa engenharia de elite, que estavam curiosos o suficiente para perguntar a seus clientes por que estão comprando carros tão caros durante uma pandemia, receberam uma explicação relativamente simples e inesperadamente idêntica – até na escolha de palavras. Chame isso de o efeito carpe diem da covid-19.
“Perguntei aos meus clientes por que estavam comprando”, disse Winkelmann. “Eles me disseram: ‘Tivemos mais tempo para pensar sobre nosso futuro e o que aconteceria depois, estávamos decidindo onde colocar nosso dinheiro e, bem, por que não?’ ”
Hallmark disse que cada pessoa que comprou o Bentley Bacalar de US$ 2 milhões disse a ele algo semelhante: “Depois de tudo isso, a vida vai voltar a algum tipo de normalidade, e eu prefiro estar neste carro do que não estar neste carro”, afirmou. “Então, eles disseram, ‘Por que não?'”
(Tradução de Romina Cácia)
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