- Os investidores poderão migrar suas aplicações para outras corretoras de forma mais rápida na B3
- A proposta é uma alternativa ao antigo formulário usado para a portabilidade, conhecido como Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM)
- A novidade terá uma etapa inicial, chamada de Produção Assistida, que se inicia nesta segunda
Os investidores poderão migrar suas aplicações para outras corretoras de forma mais rápida a partir desta segunda-feira (3) na B3. A novidade garante a portabilidade de investimentos de forma inteiramente eletrônica, com possibilidade de acompanhamento em tempo real de todo o fluxo de transferência de custódia.
Leia também
A proposta é uma alternativa ao antigo formulário usado para a portabilidade, conhecido como Solicitação de Transferência de Valores Mobiliários (STVM), que funcionava a partir de operações manuais e em papel. Antes da pandemia de covid-19, o processo já chegou inclusive a exigir reconhecimento da firma do formulário em cartório e envio de documentos pelos Correios.
Com a novidade, os investidores poderão transferir ações, ETFs, fundos e BDRs (Brazilian Depositary Receipts) entre diferentes instituições, desde que sejam contas de mesma titularidade, a partir da Área Logada do Investidor na B3. A iniciativa terá uma etapa inicial, chamada de Produção Assistida, que se inicia nesta segunda, liberando de forma gradual a nova funcionalidade para todos os participantes do mercado até dezembro deste ano.
Como vai funcionar?
Logado na Área do Investidor do site da B3, o usuário deve ir na seção “Portabilidade” para selecionar a corretora de onde deseja transferir seus investimentos. Depois, o sistema irá apresentar uma página com as etapas de solicitação. O próximo passo é informar o número da conta, marcar a corretora de destino das aplicações e informar quais ativos serão migrados, com a quantidade especificada.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com os dados preenchidos, o investidor deve ler e aceitar o termo de condições, clicando em “Transferir”. Uma página então se abrirá, dizendo que a B3 aguarda a confirmação da corretora. No rodapé da aba, o usuário pode conferir a orientação para realizar, junto à instituição, a confirmação necessária para seguir com a portabilidade.
Para acompanhar o andamento do processo, o investidor pode ir em “Minhas Solicitações”. Por lá, ele também consegue cancelar a solicitação, desde que a portabilidade ainda esteja em fase de análise, sem ter o seu processamento iniciado.