Publicidade

Últimas notícias

Powell reforça discurso ao afirmar compromisso no combate à inflação

Powell atribuiu hoje a inflação atual nos EUA em grande medida a uma demanda mais forte do que o previsto

Powell reforça discurso ao afirmar compromisso no combate à inflação
Chair do Fed, Jerome Powell 15/06/2022. REUTERS/Elizabeth Frantz

Por Gabriel Bueno da Costa – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, garantiu que o compromisso da instituição para combater a inflação é “incondicional”. Durante audiência no Comitê sobre Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes, ele repetiu o discurso feito ontem no Senado e admitiu que “claramente subestimamos” a inflação anteriormente.

Powell atribuiu hoje a inflação atual nos EUA em grande medida a uma demanda mais forte do que o previsto. Segundo ele, sem dúvida é possível conter a inflação sem causar desemprego, mas “existe o risco” de que a taxa aumente. De qualquer modo, o mercado de trabalho atual no país está hoje muito aquecido, em nível “não sustentável”, na avaliação da autoridade.

O presidente do BC dos Estados Unidos ainda disse que, diante da alta recente nos preços de energia, a tarefa do Fed de buscar um “pouso suave” na economia americana torna-se “mais desafiadora”. Para ele, de qualquer modo, a economia do país neste momento está “muito forte”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Powell também avaliou que os mercados financeiros têm funcionado bem, com os bancos “em posição sólida”. Na avaliação dele, os mercados entenderam o plano de redução do balanço do Fed e estão bem posicionados nesse contexto. O dirigente ainda disse que o mercado de Treasuries pode passar por esse processo de redução do balanço do Fed sem problemas.

Web Stories

Ver tudo
<
>