Últimas notícias

Evans, do Fed, afirma precisar subir juros para inflação voltar à meta

Meta da inflação americana é de 2%

Evans, do Fed, afirma precisar subir juros para inflação voltar à meta
Fachada do Federal Reserve, em Washington Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

Por André Marinho – O presidente da distrital do Federal Reserve (Fed) em Chicago, Charles Evans, afirmou, nesta quarta-feira, que a autoridade monetária provavelmente precisará subir bem mais os juros para retornar a .

“Eu apoio a rápida remoção da acomodação monetária que o Federal Open Market Committee (FOMC) fez, aumentando a taxa dos Fed Funds em 150 pontos-base desde março e começando a reduzir o tamanho do nosso balanço”, disse, durante evento do Corridor Business Journal

Evans afirmou que a leitura de maio do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) foi “decepcionante”, porque os dados dos meses anteriores exibiam sinais de desaceleração. Segundo ele, o indicador foi crucial para que o BC americano optasse por uma alta de 75 pontos-base na taxa básica na semana passada, não mais de 50 pontos-base.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O dirigente acrescentou que, até o final do ano, os juros devem exercer uma influencia “modestamente restritiva” na economia. Eventualmente, com arrefecimento dos gargalos de oferta e o aperto monetário, a inflação terá significativa moderação, no entendimento de Evans.

Para ele, o mercado de trabalho deve ter algum alívio do aperto recente à medida que trabalhadores mais trabalhadores decidam retornar. “Ao mesmo tempo, espero que uma política monetária menos acomodatícia reduza a demanda de trabalho muito alta”, disse ele, que não vota nas reuniões deste ano do Fed.