Últimas notícias

Pré-mercado: vacinação no Brasil deve trazer alívio em semana de Copom

  • Hoje o feriado de Martin Luther King mantém os mercados em Nova York fechados e isso deve reduzir a liquidez dos mercados globais

(Estadão Conteúdo) – A semana traz como destaques a cerimônia de posse de Joe Biden como novo presidente dos Estados Unidos, as decisões de política monetária dos bancos centrais do Brasil, Japão e zona do euro, além da temporada de balanços dos EUA. Hoje o feriado de Martin Luther King mantém os mercados em Nova York fechados e isso deve reduzir a liquidez dos mercados globais. No Brasil, a principal notícia é o início da vacinação contra covid-19, cuja largada foi dada ontem em São Paulo a primeira dose da Coronavac sendo dada a uma enfermeira do hospital Emílio Ribas, após aprovação do uso emergencial da Coronavac e Oxford pela Anvisa.

A vacinação nos demais estados deve começar amanhã, dia 19, às 14 horas, conforme anunciado há pouco por governadores em evento para distribuição de doses em Guarulhos. Mais de 50 países já estão em processo de vacinação. As bolsas europeias recuam nesta manhã, com investidores novamente dando peso aos riscos da covid-19 para a atividade da região. Na Ásia algumas bolsas subiram após dados da China, que foi a única das grandes economias do mundo que cresceu em 2020, mesmo com a pandemia.

O PIB cresceu 2,3% em 2020 e no quarto trimestre o avanço foi de 6,5% na comparação anual, acima da previsão de alta de 6,0%. A produção industrial superou as estimativas, mas as vendas no varejo ficaram abaixo do previsto. Por aqui, o início da vacinação no Brasil é a boa notícia do dia, assim como os dados positivos da China, cujo PIB do quarto trimestre e produção industrial superaram as estimativas, que podem favorecer especialmente empresas ligadas a commodities.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O investidor pode manter alguma cautela após panelaços contra Jair Bolsonaro em todo o Brasil durante o fim de semana pedindo a saída do presidente em meio ao colapso da saúde em Manaus. Na política, a disputa política entre Bolsonaro e o governador de São Paulo, João Doria, aumenta com o início da vacinação ter sido em SP, algo que o Planalto tentou evitar. Partidos de oposição da Câmara dos Deputados devem protocolar nesta semana um pedido de impeachment de Bolsonaro, sob o argumento de que ele cometeu “crimes de responsabilidade em série” na condução da pandemia do coronavírus. E apesar da taxa recorde de 51% de ausências, o MEC avaliou que o primeiro dia de provas do Enem, ontem, foi um sucesso.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos