Últimas notícias

Empresa lança primeira stablecoin regulamentada na União Europeia

O ativo é lastreado em euro na proporção de um para um

Empresa lança primeira stablecoin regulamentada na União Europeia
As stablecoins buscam oferecer estabilidade para o investidor (Foto: Envato Elements)

A Membrane Finance, empresa finlandesa de tecnologia financeira, lançou na quinta-feira (02) a stablecoin EUROe. Segundo a fintech, a moeda é a primeira do tipo a ser regulamentada pela União Europeia. O ativo foi licenciado pela Autoridade de Supervisão Financeira da Finlândia (Fin-FSA).

De acordo com o comunicado da Membrane, a moeda garantiu sua competitividade no mercado antes da votação do Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA). A proposta pretende estabelecer regras mais rígidas para o setor cripto no bloco europeu e deve ser avaliada em abril.

As stablecoins são criptomoedas de baixa volatilidade, pois estão atreladas a um ativo de reserva, como o dólar e o ouro. No caso da EUROe, como o próprio nome sugere, a moeda está vinculada ao euro, na proporção de um para um.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Queremos trazer o financiamento descentralizado para as massas e tornar o mais fácil possível para os europeus usarem uma moeda em que confiam e conhecem”, diz Juha Viitala , CEO e cofundador da Membrane. “A regulamentação é fundamental para legitimar e ajudar a trazer alternativas de cripto e dinheiro eletrônico para mercados mais amplos. Não há nada mais importante do que a confiança quando se trata de sistemas financeiros”, complementa.

Em meio ao cenário de desconfiança no setor cripto, as stlabecoins se tornaram uma opção considerada mais segura pelos consumidores. Recentemente, a Bloomberg anunciou que a Moody’s, agência de classificação de risco de crédito, está trabalhando para criar um sistema de rating para esse tipo de moeda.

Uma outra empresa do setor cripto já havia lançado uma stablecoin lastreada em euros. Em junho de 2022, a Circle disponibilizou a Euro Coin (EUROC), mas o ativo não possui regulamentação na União Europeia, sendo que as reservas de euro associadas à moeda são mantidas no banco norte-americano Silvergate Bank.