O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 terminou no último dia 31 de maio. Desde o início de junho, os contribuintes já podem fazer a retificação da declaração perante a Receita Federal. Porém, isso também tem um prazo.
O prazo para retificar a declaração do IR é até longo. O contribuinte tem cinco anos, a contar a partir da data da declaração entregue e de modo que a declaração não esteja sob processo de fiscalização. A pessoa pode fazer quantas correções achar que são necessárias para não cair na malha fina ou pagar multas e colocar as informações corretas.
Para fazer a retificação, o contribuinte precisa entrar no site da Receita Federal e localizar a opção de ‘Retificar’. Na aba de ‘Fichas da declaração’, a pessoa pode verificar suas pendências que precisam ser corrigidas ou que precisam de ajustes e realizar o envio novamente.
O que acontece com quem não entregou a declaração do Imposto de Renda 2023?
Quem não entregou a declaração do Imposto de Renda 2023 dentro do prazo ainda precisa entregar o documento para a Receita Federal, mesmo depois do período de entrega. Porém, a pessoa terá que pagar uma multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a até 20% do valor do imposto devido no ano.
Caso o contribuinte não faça a sua declaração, ele corre o risco de ter o CPF (Cadastro de Pessoa Física) suspenso e ser indicado por sonegação fiscal. O prazo para entregar a declaração em atraso é de até cinco anos e a multa deve ser paga em até 30 dias após a entrega do documento atrasado.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos