Últimas notícias

Restituição Imposto de Renda 2023: veja a data de consulta do primeiro lote

O pagamento do primeiro lote será realizado no dia 31 de maio, mesmo dia da data limite para a entrega da declaração

Restituição Imposto de Renda 2023: veja a data de consulta do primeiro lote
(Foto: Shutterstock(

A consulta do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2023 estará disponível até esta quarta-feira (24), de acordo com a Receita Federal. A lista dos contribuintes elegíveis será divulgada até uma semana antes dos pagamentos, seguindo o procedimento padrão.

O pagamento das restituições terá início em 31 de maio, mesmo dia da data limite para realizar a declaração. Aqueles que enviaram suas declarações até o dia 10 de maio receberão o pagamento no primeiro lote.

Além destes, idosos acima de 80 anos, pessoas com 60 anos ou mais, indivíduos com deficiência física, mental ou doença grave, contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério, aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida e/ou escolherem receber a restituição por meio do Pix terão prioridade.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Neste ano de 2023, será possível receber a restituição do Imposto de Renda via Pix, bastando informar a chave (formada pelo número do CPF) durante a entrega da declaração.

A restituição é a devolução do imposto que foi pago em excesso durante o ano anterior. Portanto, aqueles que não têm direito à restituição podem optar por parcelar o pagamento do imposto devido em até oito vezes, desde que cada parcela não seja inferior a R$ 50.

Confira o calendário de lotes de restituição:

Lote Data
31 de maio
30 de junho
31 de julho
31 de agosto
29 de setembro