Últimas notícias

Rússia corta juros para o nível pré-crise de 9,5%

O banco havia aumentado os juros de 9,5% para 20% imediatamente após o envio das forças armadas para a Ucrânia

Rússia corta juros para o nível pré-crise de 9,5%
Prédio do Banco Central da Rússia, em Moscou 29/03/2021 REUTERS/Maxim Shemetov

O banco central da Rússia cortou sua taxa de juros básica para o nível pré-crise de 9,5% nesta sexta-feira e disse que continuaria a explorar a possibilidade de mais cortes à medida que a inflação desacelera ante máximas de quase 20 anos e uma contração econômica se aproxima.

O banco havia aumentado os juros de 9,5% para 20% imediatamente após o envio das forças armadas de Moscou para a Ucrânia em 24 de fevereiro, mas desde então havia cortado a taxa três vezes em movimentos de 3 pontos percentuais – a última delas há duas semanas.

O corte desta sexta-feira excedeu a expectativa de um movimento de 1,0 ponto em pesquisa da Reuters do início desta semana.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mas o rublo ampliou os ganhos e se firmava em 57,31 contra o dólar, seu valor mais forte desde 25 de maio, de níveis em torno de 57,70 pouco antes do movimento sobre os juros taxas.

“O Banco da Rússia considerará a necessidade de uma redução da taxa básica em suas próximas reuniões”, disse o banco em comunicado.

A redação da declaração sugere que novos cortes serão mais graduais e cautelosos, disse Sofia Donets, economista chefe do Renaissance Capital, prevendo que a taxa será reduzida para 8% até o final do ano.

A presidente do banco central, Elvira Nabiullina, disse em maio que a autoridade monetária voltaria aos movimentos padrão de 0,25 ponto percentual, quando sua taxa de juros básica atingir um dígito.

O último corte levou a taxa básica muito abaixo da inflação anual, que foi de 17,0% em 3 de junho, de acordo com o banco central.

Publicidade