A Toyota (TMCO34) receberá um montante de R$ 4,1 bilhões, ou seja, 120 bilhões de ienes do governo japonês como apoio ao plano da empresa de investir na produção doméstica de baterias de íon de lítio para os veículos elétricos (EV).
Leia também
A montadora, que vem deixando claro seu interesse em se aprofundar no mercado de baterias elétricas, recebe a ajuda em um momento em que o Japão e aliados dos EUA buscam proteger as cadeias de suprimentos da China, que é um relevante país para esse mercado.
O Ministério do Comércio japonês enviou 330 bilhões de ienes em seu segundo orçamento suplementar para apoiar a Toyota no desenvolvimento das baterias de armazenamento, pretendendo arcar com um terço das despesas de capital e metade do desenvolvimento tecnológico.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Muitas regiões do mundo também estão passando pelo processo de produção de carros elétricos. A Stellantis, fabricante de marcas como Fiat, Jeep e Peugeot, e a Volkswagen, por exemplo, anunciaram nesta semana um acordo para a compra de duas minas no Brasil.
As ações da Toyota reagiram bem à notícia: Hoje (16) às 13h35, os papéis da montadora japonesa estavam a R$ 50,24, apesar de apresentarem queda. No pregão desta quinta-feira(15), quando foi anunciado o apoio do governo, as negociações tiveram aumento de 1,5%. A empresa também conquistou um aumento de 10,66% nos últimos 5 dias.