As ações da Vale (VALE3) operam no vermelho nesta sexta-feira (20). Às 13h52, os papéis caíam 2,62%, cotados a R$ 62,73.
Leia também
Com uma aversão a risco global como pano de fundo, a mineradora cede em torno dos 3% em linha com o minério de ferro e preocupações com a China.
Em Dalian, o minério de ferro registrou queda de mais de 3% na sessão diante da preocupação dos investidores com o setor imobiliário da segunda maior economia do mundo. O contrato mais negociado da commodity no mercado futuro da Dalian Commodity Exchange, para janeiro de 2024, fechou em queda de 3,17%, cotado a 839 yuans por tonelada, o equivalente a US$ 114,71.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim, no pregão do Ibovespa, o setor recua em bloco. Segundo comentário do economista-chefe da Nova Futura, Nicolas Borsoi, ao Broadcast, os preços do minério caem fortemente com o receio do mercado sobre um aprofundamento da crise imobiliária chinesa ou de um corte da produção das siderúrgicas do país. A produção de aço em patamares menores do que o esperado também pressiona.
Além disso, a Justiça inglesa rejeitou na última quinta-feira (19), em primeira instância, um pedido da Vale para recorrer da decisão que confirmou a jurisdição para julgar a ação de contribuição movida pela BHP contra a mineradora.
Diante da negativa, a empresa apresentou pedido de permissão para recorrer à segunda instância. A corte inglesa também negou o pedido da Vale para suspender a ação de contribuição. A companhia tem até 1º de dezembro para apresentar defesa. Confira mais detalhes nesta reportagem.
*Com informações do Broadcast
Publicidade