Os investidores aguardam mais pronunciamentos de dirigentes do Federal Reserve, que parece disposto a iniciar o tapering (redução gradual de compra de ativos) antes
do fim do ano e seguem atentos ao impasse em torno do teto da dívida do governo americano. Entre os indicadores econômicos, o mercado vai avaliar os dados de gastos com consumo nos Estados Unidos.
No Brasil, o tom mais defensivo no exterior e a queda do petróleo devem pesar no Ibovespa, mas o dólar e juros dos treasuries mais fracos tendem a tirar pressão do dólar vs. real. Para hoje, Roberto Campos Neto fica mais uma vez no radar com investidores em busca de mais sinais sobre política monetária.
Agenda econômica 01/10
Brasil: A agenda traz a participação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, em evento no Morgan Stanley, às 11hrs. Entre os indicadores econômicos, saem os dados da balança comercial (15hrs).
EUA: Destaque para o índice de gastos com consumo (PCE) e o PMI industrial de setembro, além do índice ISM de atividade industrial de setembro e o índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan.