- A dívida total dos veículos de financiamento do governo local (LGFVs, na sigla em inglês) aumentou para cerca de 53 trilhões de yuans (US$ 8,2 trilhões) no final do ano passado
- Os LGFVs são uma ferramenta para os governos tomarem dinheiro emprestado sem que isso apareça em seus balanços
- O cálculo do Goldman é baseado em uma análise de mais de dois mil extratos de LGFVs das dívidas deles com juros, incluindo títulos e empréstimos bancários
(Bloomberg) – A dívida oculta do governo local da China aumentou para mais da metade do tamanho da economia, de acordo com os economistas do Goldman Sachs, que disseram que o governo precisará ser flexível ao lidar com isso, pois a receita já está sob pressão devido à desaceleração nas vendas de terrenos.
Leia também
A dívida total dos veículos de financiamento do governo local (LGFVs, na sigla em inglês) aumentou para cerca de 53 trilhões de yuans (US$ 8,2 trilhões) no final do ano passado, ante 16 trilhões de yuans em 2013, escreveram os economistas em um relatório. Isso equivale a aproximadamente 52% do Produto Interno Bruto (PIB) e é superior ao valor da dívida pública oficial pendente.
Os LGFVs são uma ferramenta para os governos tomarem dinheiro emprestado sem que isso apareça em seus balanços, mas é visto como uma dívida governamental pelos mercados financeiros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Houve alguns sinais no início deste ano de que o governo estava realizando avanços no corte dessa dívida, conforme a recuperação da economia dava espaço para focar no combate aos riscos financeiros. Agora, com o crescimento enfrentando mais adversidades, entre elas consumidores relutantes, uma crise no mercado imobiliário que causou uma queda na demanda por terrenos, faltas de energia e interrupções na cadeia de suprimentos, os mercados estão procurando por sinais de uma reconsideração dessa postura política linha-dura.
“Maior emissão oficial de títulos do governo local e maior flexibilidade no financiamento do governo local são provavelmente necessárias para apoiar o crescimento econômico geral”, uma vez que as vendas de terrenos estão diminuindo, escreveram os economistas liderados por Maggie Wei no relatório.
As vendas de terrenos são uma grande fonte de receita para os governos locais, mas as vendas desaceleraram com o agravamento da crise da incorporadora imobiliária chinesa Evergrande. Para compensar o déficit de financiamento deixado pela retração da receita com vendas de terrenos, o Goldman recomendou que o governo aumentasse a cota de títulos para 2022 para mais de 500 bilhões de yuans, ante ao plano deste ano de 3,65 trilhões de yuans.
Algumas outras constatações:
– As dívidas de veículos de financiamento local estão, em sua maioria, concentradas nos setores de construção, transporte e conglomerados industriais, com essas três subindústrias tomando emprestado cerca de 40% da dívida total do LGFV.
– Jiangsu ultrapassa todas as províncias no tamanho do empréstimo, com cerca de 8 trilhões de yuans em 2020. Tianjin, Pequim, Sichuan, Guizhou e Gansu são as províncias mais alavancadas como parte da produção econômica local.
Publicidade
– Cerca de 60% dos títulos emitidos pelas plataformas locais são usados para pagar outra vez dívidas com vencimentos em 2020-2021, em vez de novos investimentos.
A China não tem um valor oficial da dívida oculta dos governos locais, já que isso é tecnicamente ilegal, e as estimativas privadas de diferentes instituições variam bastante.
Uma estimativa da S&P Global Ratings em 2019 calculou o valor em 20 trilhões de yuans, enquanto outra no mesmo ano do Grupo Rhodium avaliou que seria algo entre 41,2 trilhões a 51,7 trilhões de yuans. De acordo com um think tank ligado ao governo, havia 14,8 trilhões de yuans de dívida oculta em 2020.
O cálculo do Goldman é baseado em uma análise de mais de dois mil extratos de LGFVs das dívidas deles com juros, incluindo títulos e empréstimos bancários.
Publicidade