• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

O Metaverso pode mudar a história do bitcoin e das NFTs?

Não ignore nada, só porque você não concorda ou não conhece a fundo

Por Fabrizio Gueratto

25/01/2022 | 11:05 Atualização: 25/01/2022 | 11:05

Receba esta Coluna no seu e-mail
Conceito para designar experiências virtuais e imersivas, comunidades on-line e economia do criador, o metaverso deve ser um elemento chave para a próxima onda da computação, a chamada Web 3.0 Foto: Envato Elements
Conceito para designar experiências virtuais e imersivas, comunidades on-line e economia do criador, o metaverso deve ser um elemento chave para a próxima onda da computação, a chamada Web 3.0 Foto: Envato Elements

Quando o Facebook (FBOK34) de Mark Zuckerberg decidiu que iria mudar seu nome para Meta e se concentrar no metaverso, pode ter certeza que não foi uma loucura de um ex-aluno de Harvard que um dia acordou e decidiu fazer algo utópico.

Leia mais:
  • Robinhood tornou-se um atraente alvo para aquisição
  • Transações digitais devem crescer 142% até 2030
Cotações
14/01/2026 23h20 (delay 15min)
Câmbio
14/01/2026 23h20 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Eu trabalho com rede social, invisto em bitcoin (BTC) e outras criptomoedas, e entendo a decisão. Observe o que está acontecendo. O Facebook hoje disputa a audiência com muito mais jogadores do que 5 anos atrás. Veja o TikTok, que está em uma ascensão absurda, e o Kwai que está com um caminhão de dinheiro para investir em crescer.

O fato é que as redes sociais viraram cópias uma das outras. O Tiktok começou a crescer e o Instagram lançou o Reels. Ao mesmo tempo o YouTube lançou o Shorts e o Kwai nada mais faz do que as mesmas funcionalidades que acabei de citar. São vídeos curtos. Isso mostra que o jogo mudou e as plataformas correm para copiar o que está funcionando no concorrente.

Por que Mark Zuckerberg está concentrado no metaverso?

Com certeza Mark Zuckerberg olhou isso e decidiu “pivotar”, que é como o meu amigo João Kepler fala quando um negócio precisa mudar o seu rumo. Por isso essa concentração no metaverso. Assim como eu, você deve ter pensado que uma sociedade que vive em um mundo virtual, em que é possível fazer reuniões, compras e até mesmo sentir que está encostando em pessoas que estão muito distantes fisicamente, parece algo surreal.

Publicidade

Acredito que você já deve ter pensado 10 anos atrás que passar horas olhando para a tela de um celular também seria algo impensável. Levar o celular para o banheiro então, nem se fala. Se há uma década alguém falasse que a forma mais comum de comunicação entre pais e filhos seria via mensagens de texto em tempo real e que existiria uma criptomoeda chamada bitcoin e que não seria emitida por nenhum governo, você também pensaria que estaria delirando.

O metaverso e o comportamento humano

Para entender o metaverso é preciso antes entender sobre comportamento humano. Atualmente, esta geração já nasce passando o dedo na tela com apenas um ano de idade. O melhor remédio para um bebê parar de chorar chama-se tablet. Olhe para os playgrounds dos prédios. Na minha época vivia lotado, com crianças brincando, gritando, quebrando coisas. Hoje, quando vejo uma, ela está sozinha, sem amigos, no máximo com a babá.

Se acho bacana este mundo com cada vez menos interações humanas? Nem um pouco. A consequência de tanta tecnologia, informação e o mundo perfeito das redes sociais podemos ver nos números. Os remédios mais consumidos eram os hipertensivos. Hoje, os remédios mais consumidos são os antidepressivos.

Não quero aqui entrar na discussão se a tecnologia é boa ou ruim. Tudo tem seus dois lados e hoje meu trabalho depende disso. O que estou dizendo é que precisamos observar o que está acontecendo, principalmente no mundo dos games.

Um grande amigo, o André Akkari, que também é uma lenda do poker e dono da Furia, um dos principais times de games, me fala que até hoje ainda ele está entendendo o comportamento desta geração. Como pode um adolescente gastar US$ 5 mil em uma roupinha para o seu personagem em um determinado jogo. O que eu ou você achamos sobre isso pouco importa.

Não podemos ignorar o metaverso, mesmo não gostando dele

O que importa é o que está acontecendo e porque o metaverso corre um sério risco de dar certo e os nossos filhos um dia falarem que tem uma grande festa para irem no final de semana, que na verdade vai acontecer dentro de seu próprio quarto, através de um óculos de realidade virtual. Sim, isso é bem possível.

Publicidade

Você pode não gostar, não concordar, mas não ignore o metaverso. Observe. E em um mundo virtual, será preciso uma,ou várias moedas digitais, para que as transações sejam feitas rapidamente. Será o bitcoin, o ethereum ou as NFTs?

Impossível saber. O que posso lhe falar é: não ignore nada, só porque você não concorda ou não conhece a fundo. Estude o metaverso, pois talvez o seu próximo emprego pode estar lá.

Ah, outra coisa. Sobre as criptomedas, que muita gente me pergunta se deve investir ou não, eu tenho uma frase muito boa: “Bitcoin é uma burrice não ter, mas é uma loucura só ter”.

Estou abrindo 7 vagas para o meu grupo exclusivo do WhatsApp. Só clicar!

Publicidade

Leia mais sobre os 3 melhores jogos para ganhar dinheiro com NFTs: https://1bilhao.com.br/destaque/3-melhores-jogos-de-video-game-para-ganhar-dinheiro-com-nfts/

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bitcoin
  • Conteúdo E-Investidor
  • Facebook (FBOK34)
  • Metaverso
  • Tecnologia

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Espera por socorro do FGC faz investidor perder dinheiro com CDBs do Master; veja quanto

  • 2

    O salto que ninguém esperava: as ações que elevaram dividendos em até R$ 8,39 por papel

  • 3

    Caso Banco Master reacende debate sobre regras do FGC; veja o que pode mudar para o investidor

  • 4

    Dois meses de espera por pagamento do FGC transformam CDB do Master em 99% do CDI

  • 5

    “Venezuela é inviável”: ExxonMobil alerta Trump e fecha a porta para bilhões no petróleo

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Logo E-Investidor
Como motoristas de Uber podem calcular descontos no Imposto de Renda?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda para motoristas da Uber: quando a isenção irá aparecer na declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda para motoristas da Uber: quando a isenção irá aparecer na declaração?
Imagem principal sobre o Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS; veja até quando
Logo E-Investidor
Trabalhadores nascidos em janeiro já podem realizar o saque-aniversário do FGTS; veja até quando
Imagem principal sobre o 4 maneiras para os idosos realizarem a prova de vida em 2026
Logo E-Investidor
4 maneiras para os idosos realizarem a prova de vida em 2026
Imagem principal sobre o Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo app Gov.br?
Logo E-Investidor
Prova de vida 2026: como fazer procedimento pelo app Gov.br?
Imagem principal sobre o Mega Millions: como funciona a loteria dos EUA?
Logo E-Investidor
Mega Millions: como funciona a loteria dos EUA?
Imagem principal sobre o Como a ventilação natural pode ajudar na conta de luz?
Logo E-Investidor
Como a ventilação natural pode ajudar na conta de luz?
Imagem principal sobre o Tem CDBs do Master? Como acionar o FGC e quando será feito o pagamento
Logo E-Investidor
Tem CDBs do Master? Como acionar o FGC e quando será feito o pagamento
Últimas: Colunas
Crise no Irã e Estreito de Ormuz no radar: petróleo vira gatilho para Bolsa, dólar e crédito no Brasil
Thiago de Aragão
Crise no Irã e Estreito de Ormuz no radar: petróleo vira gatilho para Bolsa, dólar e crédito no Brasil

Instabilidade no Oriente Médio eleva prêmio de risco geopolítico e traz impactos diretos para petróleo, agronegócio e ativos brasileiros

14/01/2026 | 18h01 | Por Thiago de Aragão
Juros globais elevados reforçam preocupações de médio prazo
Marcelo Toledo
Juros globais elevados reforçam preocupações de médio prazo

Taxas de longo prazo seguem elevadas diante do aumento da dívida pública e da perda de credibilidade fiscal em diversas economias

14/01/2026 | 14h07 | Por Marcelo Toledo
O custo de não investir: uma oportunidade perdida de mais do que dobrar o capital
Luciana Seabra
O custo de não investir: uma oportunidade perdida de mais do que dobrar o capital

Trabalho e investimentos não são caminhos opostos; por que adiar aplicações pode custar caro no longo prazo, mesmo em cenários de incertezas

13/01/2026 | 16h28 | Por Luciana Seabra
Atualização de bens no IR: quando o REARP vale a pena e quando é armadilha
Samir Choaib
Atualização de bens no IR: quando o REARP vale a pena e quando é armadilha

O novo regime de atualização patrimonial promete alívio no ganho de capital, mas impõe uma aposta longa e arriscada, que só faz sentido em casos muito específicos

11/01/2026 | 06h30 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador