- Madonna é uma das pessoas famosas que ganharam na loteria
- Prêmio conquistado foi usado tanto para a caridade quanto em benefício próprio, para a compra de bens
Quem não quer ganhar um prêmio surpresa, não é mesmo? Qualquer um, até famosos. E se for em dinheiro, melhor ainda. Mas o que eles fazem com os valores recebidos?
Leia também
Listamos três famosos que ganharam na loteria e como usaram o prêmio. E, de quebra, conversamos com um especialista para entender o que é mais indicado fazer com esse dinheiro. Confira!
1. Madonna
A rainha do pop Madonna já foi agraciada com um prêmio da loteria italiana SuperEnalotto. A cantora recebeu 120 mil euros que foram usados em projetos educacionais tocados pela fundação Raising Malawi, da qual é mantenedora.
2. André Marques
O ator e apresentador brasileiro André Marques ganhou R$ 19 mil na Mega-Sena da Virada de 2014-2015. Não se sabe o que ele fez com o dinheiro, até porque as pessoas só descobriram o caso depois que a colega de trabalho dele, a também apresentadora Cissa Guimarães, contou o fato em um programa diário.
3. Paula Leite
Quem não assiste a reality shows talvez nunca tenha ouvido falar dela, mas a verdade é que a ex-BBB Paulinha, que participou da 11ª edição do programa, tem mais sorte que todos os nomes da lista juntos. Pelo menos em quantidade de acertos.
Ela afirma que já ganhou mais de 50 vezes na Loteria Federal brasileira. Em uma das edições da Mega-Sena, acertou cinco números, levando um prêmio de R$ 35.454,28.
O sucesso com a loteria foi tanto que Paula decidiu criar a própria empresa de bolões de apostas. Além disso, ela disse ter usado o valor do prêmio para comprar imóveis e viver da renda deles.
O que fazer com um prêmio de loteria?
No caso de Paula, a aplicação do dinheiro em empresas ou na compra de imóveis é um uso inteligente do recurso, de acordo com Caio Mastrodomenico, chief executive officer (CEO) da Vallus Capital, empresa especializada em antecipação de recebíveis.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
De ambas as formas, é possível fazer o dinheiro render e até aumentar. “Investimento em imóvel é um ativo físico que ajuda a garantir a desvalorização da moeda em relação ao tempo”, explica o especialista.
Isso acontece porque geralmente o imóvel se valoriza de acordo com a economia. No Brasil existe um déficit habitacional grande; logo, sempre há pessoas comprando ou alugando, seja para moradia ou estabelecimentos comerciais.
No caso desta lista, o especialista avalia que ocorrem dois movimentos: famosos endinheirados que preferem fazer filantropia e pessoas que não têm tanto dinheiro assim. No último caso mora um risco alto de gastar o dinheiro rapidamente. “As pessoas costumam comprar muitos bens passivos, que geram despesas, como carros e casa própria”, opina Mastrodomenico. Dessa forma, é comum que o bem passivo supere o valor da receita obtida.
A regra de ouro é ter rendimentos acima da despesa. “Se comprar um carro, pense no valor mensal e se o aporte desse valor em um investimento pode gerar receita superior”, exemplifica o CEO da Vallus.
Como investir um prêmio ou dinheiro inesperado?
Mastrodomenico sugere alguns passos importantes para fazer quando você receber algum dinheiro inesperado:
- procurar um agente autônomo de investimentos (AAI) para investir em opções de renda fixa que mantenham o dinheiro protegido, acima da inflação;
- comprar imóveis, pois tendem a valorizar com o tempo; mas é importante avaliar a região em que estão localizados;
- avaliar opções na renda variável, com a assessoria de um AAI, o que demanda mais atenção. Porém, é mais vantajosa a longo prazo para gerar renda passiva.
Publicidade