• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Como e quando falar sobre dinheiro com os filhos?

Em tempos de preços altos e corte de gastos, essa se torna uma tarefa ainda mais importante para os pais

Por Daniel Reis

28/05/2022 | 6:00 Atualização: 27/05/2022 | 12:55

Para especialistas, não há uma idade correta para se começar a discutir sobre dinheiro. Foto: Envato Elements.
Para especialistas, não há uma idade correta para se começar a discutir sobre dinheiro. Foto: Envato Elements.

Apesar de não ser fácil educar financeiramente as crianças, as orientações sobre como administrar o dinheiro devem começar desde cedo. Em tempos de preços altos e corte de gastos, essa se torna uma tarefa ainda mais importante para os pais. Em abril, 77,7% das famílias brasileiras encerraram o mês com alguma dívida, a máxima histórica já registrada, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Leia mais:
  • Evaristo Costa: “Independência financeira é ter o direito de escolha”
  • Veja quanto rende R$ 1 milhão na poupança
  • O que é renda passiva e como calcular
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para especialistas, não há uma idade correta ou ideal para se começar a discutir sobre o tema. As informações devem ser introduzidas pouco a pouco, acompanhando o desenvolvimento dos pequenos. “O dinheiro faz parte da nossa vida e deve ser abordado de forma bem natural”, diz Carol Stange, educadora em finanças pessoais.

Ela indica que, no início e meio do período correspondente à primeira infância, os responsáveis pela criança abordem sobre a necessidade de tomar cuidado com o dinheiro, explicar que não se trata de um brinquedo e deve ser guardado.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já aos cinco anos, é possível introduzir a criança nos processos, deixando que ela pergunte quanto custa o valor de algo ou pedindo o troco em alguma eventual compra. Até que ela tenha maturidade para, de fato, fazer as próprias escolhas com o dinheiro.

“Quando a criança começa a externar alguns desejos, os pais podem começar a dar um dinheiro de forma eventual. Se ela tem interesse em comprar coisas para si, um jogo, um álbum de figurinhas, um gibi ou um doce fora de hora”, afirma Stange. Ela recomenda que esse passo seja dado a partir dos seis anos de idade.

A necessidade de ensinar a criança a fazer escolhas é citada pelos especialistas como parte relevante do processo de educação financeira. Segundo Marcia Dessen, planejadora financeira e diretora da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar), é importante falar que o dinheiro é finito e que o consumo deve ter um limite. “O desafio dos pais aumenta muito quando a sociedade estimula esse consumo desenfreado”, aponta Dessen.

Ela cita ainda que o cartão de crédito é, muitas vezes, o vilão para saber encontrar esse limite. “A criança tem que entender isso. Quantas vezes ouvimos a mãe dizendo que não tem dinheiro e a criança sugerindo a compra no cartão? Não há mágica”, diz a diretora da Planejar. Em abril, 88,8% das famílias que contraíram dívidas utilizaram esse método de pagamento.

Publicidade

“Queremos comprar tudo, mas em limites vamos quebrar. Muitos adultos só aprenderam isso depois de  ter o próprio nome sujo”, diz Carol Stange.

A educadora em finanças pessoais entende que as “semanadas” ou “mesadas”, dependendo da idade, podem ser uma forma educativa de fazer a criança entender que é necessário administrar os recursos, mesmo que o valor inicial seja muito pequeno.

“Começa dando uma semanada, que é mais fácil para a criança administrar. É um valor baixo, um dinheiro de aprendizado, e a criança não deve ter necessidade de comprar algo mais do que isso. O valor indicado é o da mesma idade da criança”, afirma Stange.

Segundo ela, a quantia não pode ser elevada. Isso porque, nesse caso, a escassez ensina mais do que a fartura e, se sobrar dinheiro na mão da criança mesmo após ela satisfazer todas as vontades, o intuito educativo não está sendo cumprido.

Publicidade

Já na adolescência, o indicado é que seja aplicada a “quinzenada”. “O valor é muito subjetivo, vai depender das necessidades. Precisa refletir a finalidade também”, diz Stange.

Adélia Glycerio, advogada e educadora financeira, aconselha que, durante todas as idades, os pais também incentivem as crianças a economizar. Segundo ela, é necessário fazer o pequeno entender a importância de guardar 10% ou 20% para uma compra futura. “Dessa forma, ela vai virar um adulto consciente disso. Vai levar esse hábito de economizar para a vida”, diz Glycerio.

De acordo com a advogada, as questões financeiras também devem ser compartilhadas com os filhos, pois o diálogo faz parte do processo educativo. “Não é bom omitir a situação financeira da família. Às vezes dá para soltar mais, outros momentos tem que apertar o cinto”, recomenda.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • dívidas
  • Educação Financeira
Cotações
24/01/2026 6h15 (delay 15min)
Câmbio
24/01/2026 6h15 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Bancos e corretoras travam disputa por R$ 41 bi do FGC: veja as ofertas agressivas para clientes ressarcidos por CDBs do Master

  • 2

    Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

  • 3

    FGC do Banco Master desencadeia corrida bilionária entre XP e BTG por realocação de CDBs

  • 4

    O risco de investir em CDBs após Master e Will Bank: o que a taxa de retorno esconde sobre liquidez e emissor do ativo

  • 5

    Ibovespa hoje bate recorde de fechamento pelo 3º dia seguido e encerra acima de 175 mil pontos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Foi demitido em 2026? Entenda como fica o saque-aniversário do FGTS
Logo E-Investidor
Foi demitido em 2026? Entenda como fica o saque-aniversário do FGTS
Imagem principal sobre o Gás do Povo: o que é e como consultar a migração para a modalidade gratuita
Logo E-Investidor
Gás do Povo: o que é e como consultar a migração para a modalidade gratuita
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (23)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual final do NIS recebe hoje (23)?
Imagem principal sobre o 5 situações em que o saldo retido do FGTS pode ser liberado
Logo E-Investidor
5 situações em que o saldo retido do FGTS pode ser liberado
Imagem principal sobre o 4 formas para solicitar a aposentadoria para servidores públicos
Logo E-Investidor
4 formas para solicitar a aposentadoria para servidores públicos
Imagem principal sobre o Como fica a aposentadoria para professores que são servidores públicos federais em 2026?
Logo E-Investidor
Como fica a aposentadoria para professores que são servidores públicos federais em 2026?
Imagem principal sobre o Aposentadoria de professores: como receber o primeiro pagamento do INSS?
Logo E-Investidor
Aposentadoria de professores: como receber o primeiro pagamento do INSS?
Imagem principal sobre o Demitidos por justa causa têm direito ao saque retido do FGTS? Entenda
Logo E-Investidor
Demitidos por justa causa têm direito ao saque retido do FGTS? Entenda
Últimas: Educação Financeira
Como investir em CDBs com segurança após casos Master e Will Bank: liquidez, Basileia, rating e sinais de alerta
Educação Financeira
Como investir em CDBs com segurança após casos Master e Will Bank: liquidez, Basileia, rating e sinais de alerta

Casos do Banco Master e do Will Bank mostram que FGC e liquidez diária não substituem análise de solidez, governança e modelo de negócio

22/01/2026 | 05h30 | Por Isabela Ortiz
Liquidação do Will Bank perdoa dívidas de cartão de crédito e empréstimos?
Educação Financeira
Liquidação do Will Bank perdoa dívidas de cartão de crédito e empréstimos?

Encerramento das operações do banco digital trouxe dúvidas entre os clientes quanto aos pagamentos de dívidas; veja o que acontece a partir de agora

21/01/2026 | 14h40 | Por Daniel Rocha
Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?
Educação Financeira
Will Bank liquidado e site fora do ar: devo pagar a fatura em aberto do banco?

Decisões do BC e Mastercard interrompem serviços da fintech; especialistas explicam como ficam faturas, Pix e dinheiro em conta

21/01/2026 | 13h22 | Por Camilly Rosaboni
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?
Educação Financeira
Will Bank fora do ar hoje após liquidação pelo Banco Central: sua conta corrente tem proteção do FGC?

Com a liquidação extrajudicial, as operações foram interrompidas, mas os saldos seguem protegidos pelo FGC dentro dos limites legais

21/01/2026 | 12h29 | Por Isabela Ortiz

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador