A carteira da XP teve a melhor rentabilidade do Ranking Grana Capital. Foto: Aline Bronzati/Estadão
Todas as carteiras recomendadas de julho do Ranking Grana Capital de Ações Recomendadas tiveram desempenho positivo e pelo menos metade delas superou o Ibovespa. No mês, a lista foi composta pelas instituições financeiras XP Investimentos, NuInvest, Inter, Banco do Brasil, Itaú, ModalMais, BTG Pactual e Santander – oito das dez maiores corretoras de varejo do País, segundo o Tesouro Nacional.
Entre estas, a carteira da XP saiu na frente, acumulando rentabilidade de 7,65% no mês passado, contra 4,69% do Ibovespa no mesmo período. Na sequência, aparecem as carteiras do BTG Pactual e do Banco do Brasil, que apresentaram rentabilidades de 6,44% e 6,28% de retorno, respectivamente.
A menor rentabilidade entre as instituições analisadas pela fintech Grana Capital foi da carteira recomendada do ModalMais, cuja rentabilidade foi de 0,93%. É importante frisar que, desta vez, a Caixa Econômica Federal e a Clear Investimentos ficaram de fora do ranking porque não informaram se fizeram recomendações públicas em julho de 2022.
“O objetivo da Grana Capital é oferecer aos clientes do aplicativo um instrumento para acompanhar os resultados das indicações”, afirma a empresa.
De acordo com a fintech, a ação que mais se repetiu nas carteiras recomendadas foi a da Vale (VALE3), que apareceu em sete carteiras e teve queda de 8,89% no período. Já as ações da Petrobras (PETR4), da Suzano (SUZB3) e da Localiza (RENT3) apareceram em quatro carteiras.
Os papéis da petroleira e da companhia de locação de veículos tiveram variações positivas de 22,27% e 9,92% em julho, respectivamente, enquanto os ativos da empresa de papel e celulose apresentaram queda de 2,87%.
Confira o desempenho das carteiras recomendadas de julho, em termos percentuais e simulando um investimento inicial de R$ 100 mil: