• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Sócio da Verde Asset, Stuhlberger zera aposta no real

A equipe da Verde destaca “a melhora dos mercados", que começou no fim do mês de junho

Por Estadão Conteúdo

09/08/2022 | 15:50 Atualização: 09/08/2022 | 18:38

Foto: Iara Morselli/Estadão
Foto: Iara Morselli/Estadão

Por Bruna Camargo – A Verde Asset Management, gestora que tem como sócio Luis Stuhlberger, fez algumas movimentações em seu fundo multimercado. Em carta mensal, a equipe de gestão destaca que o fundo aumentou as posições tomadas em juros nos Estados Unidos (quando há expectativa de que o ativo vai subir). Também manteve posição comprada em inflação implícita no Brasil, em ouro, em petróleo e em ativos globais de alto rendimento (high yield global). A alocação comprada em real via opções foi zerada.

Leia mais:
  • Verde Asset vê mercado excessivamente ‘emocionado’ em julho; entenda
  • Stuhlberger: Tensão da China com EUA merece nossa atenção
  • Tesouro Direto: Quanto rendem R$ 5 mil com os juros a 13,75%
  • Louise Barsi: É provável ter patrimônio que gere renda suficiente para viver
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“O fundo Verde teve em julho ganhos nas posições de bolsa, tanto no Brasil quanto na parcela global. As posições de crédito high yield e petróleo também contribuíram positivamente. As perdas vieram da exposição em real e das posições tomadas em juros nos mercados desenvolvidos, além da posição comprada em [inflação] implícita no Brasil e da compra de ouro”, descreve a carta mensal.

No mês passado, o fundo multimercados teve retorno de 1,54% por conta da valorização (1,88%) da carteira (book) de ações. A carteira de moedas teve prejuízo de 0,20%. E a de renda fixa perdeu 1,08%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A equipe da Verde destaca “a melhora dos mercados”, que começou no fim do mês de junho, ganhou fôlego e se estendeu até os primeiros dias de agosto. Na avaliação da gestora, os dois pontos que justificam isso são o “posicionamento de mercado extremamente exacerbado do lado negativo, fazendo com que qualquer pequena melhora provocasse um rally desproporcional à mudança de fundamentos” e “uma percepção de que as taxas de juros de prazo longo nos Estados Unidos (e, portanto, outros mercados) viram seu pico”.

“A combinação de taxas de desconto mais comportadas e sentimento exageradamente pessimista causou um movimento bastante forte de melhora dos mercados”, diz. Saiba por que o Verde Asset vê mercado excessivamente ‘emocionado’ em julho.

De acordo com a Verde, o aumento de risco em Bolsa e crédito em junho “contribuiu de maneira importante para a performance do fundo neste mês, apesar das perdas nas posições tomadas em juros”. “Não esperávamos um rally de tal magnitude, mas víamos oportunidade de alocar capital a preços bem interessantes. Esta disciplina de gestão será fundamental para navegar um período que promete ainda ser bastante volátil”, pontua a gestora.

Com isso, outra movimentação no fundo multimercado da Verde foi aproveitar esse rally para reduzir a alocação em Bolsa global. Já a alocação em ações brasileiras foi mantida.

Corrida presidencial

“O mercado brasileiro também viu uma melhora, com menores prêmios de risco. Os fatores globais foram dominantes, embora o ruído local também tenha se reduzido, à medida que os políticos focam suas energias na campanha eleitoral. Acreditamos que um estreitamento da diferença entre os dois candidatos é bastante provável nos próximos dois meses, num fenômeno típico de ‘incumbente’ buscando reeleição”, descreve a carta. Segundo a gestora, “será interessante acompanhar a leitura dos mercados para tal fenômeno”.

Publicidade

Na semana passada, em painel durante feira de investimentos, Stuhlberger disse que a possibilidade de a corrida presidencial vir a revelar o Brasil como uma “república de bananas” não está nos preços dos ativos.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Brasil
  • EUA
  • Investimentos
  • Juros
  • Ouro
  • Renda fixa
  • Verde Asset
Cotações
10/02/2026 12h52 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 12h52 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

  • 5

    Pátria conclui compra da RBR e muda a gestão de FIIs; XP avalia impactos para os cotistas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Imagem principal sobre o FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Logo E-Investidor
FGTS Digital: como funciona a assinatura de documentos no sistema?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Logo E-Investidor
FGTS Digital: passo a passo prático para acessar a plataforma
Imagem principal sobre o Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Logo E-Investidor
Bolsa Família 2026: como saber se fui aprovado no programa?
Imagem principal sobre o Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Logo E-Investidor
Calendário 2026 do Abono Salarial PIS/PASEP
Últimas: Mercado
Ibovespa tem ‘caminho livre’ para atingir os 200 mil pontos no curto prazo; diz análise gráfica do BBA
Mercado
Ibovespa tem ‘caminho livre’ para atingir os 200 mil pontos no curto prazo; diz análise gráfica do BBA

Análise gráfica do banco aponta que o índice só precisa superar a barreira dos 187,4 mil pontos; IBOV bateu seu 10º recorde nominal de fechamento no ano

10/02/2026 | 11h49 | Por Luíza Lanza
Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador
Mercado
Lucro da BB Seguridade cresce, mas não anima; Genial rebaixa recomendação e Citi e BBA projetam 2026 desafiador

Crescimento no trimestre foi sustentado pelo forte resultado financeiro, enquanto o desempenho comercial decepcionou, segundo os analistas

10/02/2026 | 09h40 | Por Daniel Rocha
Mercados globais operam sem direção definida à espera de dados dos EUA e do IPCA no Brasil
CONTEÚDO PATROCINADO

Mercados globais operam sem direção definida à espera de dados dos EUA e do IPCA no Brasil

Patrocinado por
Ágora Investimentos
Ibovespa hoje opera em queda de 0,21%, repercute IPCA, inflação nos EUA e fala de Haddad e Scott Bessent em dia de agenda carregada
Mercado
Ibovespa hoje opera em queda de 0,21%, repercute IPCA, inflação nos EUA e fala de Haddad e Scott Bessent em dia de agenda carregada

Nesta terça-feira (10), mercado inicia operações atento à inflação doméstica, indicadores americanos e leilões globais de títulos públicos

10/02/2026 | 04h00 | Por Manuela Miniguini

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador