- O relatório Board Diversity Gaps é a primeira análise mundial de vários aspectos importantes de diversidade nas salas de reuniões
- "A diversidade das diretorias em relação à raça, etnia, idade e representatividade LGBT+ fica terrivelmente atrás”, disse Dottie Schindlinger
- A Diligent tem realizado esforços conjuntos para compreender melhor e defender a diversidade nas salas de reuniões
Embora alguns avanços na promoção da diversidade de gênero nos conselhos de administração tenham sido conquistados, ainda existem lacunas enormes na forma como a diversidade é definida e representada nas diretorias em todo o mundo, de acordo com a Diligent, líder global em governança corporativa moderna que oferece soluções em SaaS para governança, risco, compliance, auditoria e ESG.
Leia também
De fato, uma nova pesquisa – divulgada na Cúpula de Governança Moderna – mostra que a diversidade nas salas de reuniões por raça, etnia, idade e representatividade LGBT+ fica bem atrás da diversidade de gênero globalmente.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O relatório Board Diversity Gaps: the Global Modern Leadership (Lacunas de Diversidade na Diretoria: a Liderança Moderna Global) é a primeira análise mundial de vários aspectos importantes de diversidade nas salas de reuniões, entre eles gênero, raça/etnia e nacionalidade, qualificação e representatividade LGBT+.
Realizado pela Diligent em colaboração com 22 organizações parceiras em todo o mundo, o relatório oferece uma visão holística inédita a respeito do avanço da diversidade e da inclusão em conselhos de administração de empresas de capital fechado e aberto em todo o mundo.
“A diversidade chegou até a pauta das salas de reuniões conforme as organizações enfrentam uma pressão crescente para refletir melhor a diversidade de suas bases de clientes e comunidades, mas o avanço tem sido lento e ainda há muitas lacunas quando se trata de informações sobre raça, etnia e representatividade LGBT+ nas diretorias”, disse Lisa Edwards, presidente e COO da Diligent e diretora do Conselho da Colgate-Palmolive. “Este relatório oferece perspectivas novas e importantes de como as salas de reuniões em todo o mundo estão evoluindo em relação às metas de diversidade e onde ainda há muito trabalho a ser feito.”
As principais conclusões do Relatório de Liderança Moderna
“O cenário global da diversidade nas salas de reuniões hoje é variado e cheio de desigualdade, mas o que é extremamente claro é que a diversidade de gênero é o foco principal dos conselhos de administração em todo o mundo. A diversidade das diretorias em relação à raça, etnia, idade e representatividade LGBT+ fica terrivelmente atrás”, disse Dottie Schindlinger, diretora-executiva do Instituto Diligent. “Ao compreender melhor a situação da diversidade nas salas de reuniões em todo o mundo, somos capazes de aumentar as probabilidades de que as oportunidades de liderança corporativa sejam disponibilizadas a grupos com pouca representatividade.”
Como muitas organizações nos últimos anos, a Diligent tem realizado esforços conjuntos para compreender melhor e defender a diversidade nas salas de reuniões. Em 2020, a Diligent lançou a Modern Leadership, uma iniciativa para oferecer aos conselhos de administração e principais líderes a pesquisa, o conhecimento, as parcerias e a tecnologia de que precisam para incentivar ainda mais a diversidade em suas empresas. Isso inclui a Diligent Director Network – a maior e mais diversificada comunidade de executivos preparados para diretorias globalmente. O relatório completo pode ser lido aqui.
Sobre o relatório
O Relatório de Liderança Moderna é de autoria do Instituto Diligent, o braço de pesquisa e think tank da Diligent. Usando uma combinação de dados quantitativos de arquivos de empresas, pesquisas com integrantes do conselho de administração de empresas, conhecimentos profissionais e entrevistas com diretores, o relatório visa proporcionar um relato mais holístico a respeito do avanço da diversidade e da inclusão em empresas de capital aberto e fechado em todo o mundo.
Publicidade
O relatório inclui contribuições de 22 organizações parceiras, entre elas a Alliance for Board Diversity (ABD), a Ascend, a Better Boards Initiative, BoardReady, o Center of Excellence for Sustainable Environment and Social Inclusion (COE-SESI), o Corporate Board Member, California Partners Project, a Director Diversity Initiative da Universidade da Carolina do Norte, o Centro de Governança Corporativa da ESADE, a European Women on Boards, a Hawkamah, a Human Resource Governance Leaders (HRGL), a INCAE, o Instituto de Diretores na Índia, Institut Luxembourgeois des Administrateurs (ILA), a Latino Corporate Directors Association (LCDA), a Out Leadership e OutQUORUM Initiative for LGBTQ+ Board Diversity, a Spencer Stuart, a Universidade de Lagos, a WTW e a Women Business Collaborative.
A unidade de ESG da Diligent também participou do relatório, fornecendo dados e comentários para ele.
Sobre a Diligent
A Diligent é líder global em governança corporativa moderna, oferecendo soluções em SaaS para governança, riscos, compliance, auditoria e ESG. Atendendo a mais de um milhão de usuários de mais de 25 mil clientes em todo o mundo, capacitamos líderes transformadores com software, conhecimento e confiança para gerar maior impacto e liderar com propósito. Saiba mais em http://diligent.com/
Tradução de Romina Cácia