Publicidade

Tempo Real

Petrobras bate recorde de pedidos de patente no INPI pelo 2º ano seguido

Foram 128 novos pedidos depositados até o dia 30 de dezembro de 2022, superando os 119 depósitos de 2021

Petrobras bate recorde de pedidos de patente no INPI pelo 2º ano seguido
Logo da Petrobras na sede da empresa no Rio de Janeiro 16/10/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Pelo segundo ano consecutivo, a Petrobras bateu o recorde de pedidos de depósito de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), com 128 novos pedidos depositados até o dia 30 de dezembro de 2022, superando os 119 depósitos de 2021, informou a estatal.

Com essa marca, a empresa mantém a posição de liderança entre depositantes nacionais: empresas, universidades e Institutos de Ciência e Tecnologia. A Petrobras vem conquistando posições nesse ranking: passou do 5º lugar, em 2019, para o 2º, em 2020 e, desde o ano passado, lidera os pedidos de patente.

“A Petrobras é uma das maiores agregadoras do ecossistema de inovação em energia do País. Por meio do Cenpes (Centro de Pesquisa), e do nosso pessoal altamente capacitado, desenvolvemos tecnologias e firmamos parcerias com as principais instituições científicas e empresas de base tecnológica no Brasil e no exterior”, afirma o diretor de Transformação Digital e Inovação, Paulo Palaia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Segundo ele, que assumiu a pasta em setembro do ano passado, essas parcerias “são fundamentais para antecipar soluções, superar desafios e inovar, gerando os melhores resultados para o negócio”, completou.

A Petrobras é a empresa brasileira que mantém mais patentes ativas, com 1.100 depósitos no País. A maioria dos projetos relacionados aos 128 pedidos de 2022 foi desenvolvida para atender demandas de exploração e produção, refino, gás e energia, renováveis e projetos de desenvolvimento sustentável, como descarbonização e redução de emissões.

O Plano Estratégico da Petrobras 2023-2027 prevê investimentos da ordem de US$ 2,1 bilhões em transformação digital e inovação e a meta de superar o número de 1.200 patentes ativas no Brasil em 2025.

Inovação

Publicidade

A Petrobras foi também a grande vencedora do Prêmio ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) de Inovação 2022. A empresa ficou em primeiro lugar em quatro das cinco categorias e finalista com 13 projetos em parceria com universidades, instituições de pesquisa e outras empresas. O prêmio reconhece os resultados associados a projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que representem tecnologias de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização.

Web Stories

Ver tudo
<
Donos de animais agora vão ter que pagar imposto por seus pets? Descubra
Quanto a energia solar economiza na conta de luz? Descubra
Fui demitido: tenho direito ao 13° salário?
6 lições valiosas sobre negócios para aprender com o livro “O Investidor Inteligente”, de Benjamin Graham
IR 2025: quanto é o imposto de renda sobre investimentos?
6 dicas para aumentar o limite do seu cartão de crédito
Quais são os usos possíveis do bitcoin no mundo real?
Como calcular o 13° salário? Veja o passo a passo simples e rápido
Quem tem direito ao 13° salário? Veja se você está na lista
Ferramenta do Google mostra passagens aéreas mais baratas. Veja como usar
O que é mineração de bitcoin? Entenda como começar e ganhar dinheiro
Estre truque simples vai fazer você gastar menos energia com a máquina de lavar roupas
>