O que este conteúdo fez por você?
- Em caso de parcelamento, a formalização e o pagamento da primeira prestação deverão ser feitos até o dia 31 de maio de 2023
- O contribuinte que pagar o IPVA em parcela única, até o dia 22 de maio de 2023, terá 15% de desconto
O pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o estado do Mato Grosso começa no dia 1º de maio para todos os contribuintes, independentemente do número final da placa do veículo.
Leia também
Além do calendário unificado, o Governo de Mato Grosso aumentou o desconto concedido nos pagamentos à vista. O contribuinte que pagar o IPVA em parcela única, até o dia 22 de maio de 2023, terá 15% de desconto.
Anteriormente, eram concedidas reduções de apenas 5% e 3%, conforme a data em que o imposto era quitado. Após o dia 31 de maio, o IPVA deverá ser quitado de forma integral, com os acréscimos legais – correção monetária, juros e multas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O IPVA poderá ser pago em até oito parcelas, ainda passível de descontos. Os percentuais de redução ainda serão definidos e publicados pelo Governo do Estado, após aprovação do Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa.
Em caso de parcelamento, a formalização e o pagamento da primeira prestação deverão ser feitos até o dia 31 de maio de 2023, ambos na mesma data. As demais parcelas serão mensais e consecutivas, de forma que a data de vencimento da última não ultrapasse o ano de 2023.
Para pagar o IPVA, deverá ser apresentado o Documento de Arrecadação (guia de pagamento) nas seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, SICREDI, SICOOB, Bradesco, Itaú, PRIMACREDI, Santander e a Caixa Econômica Federal e suas lotéricas.
Confira na lista abaixo quais são para cada categoria de veículo:
4% – veículos de competição;
3% – automóveis e veículos utilitários com motor acima de 1.0;
2,5% – motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas acima de 180 cc;
2% – automóveis e veículos utilitários com motor até 1.0;
1% – motocicletas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos e motonetas até 180 cc;
1% – ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos aéreos e aquáticos utilizados no transporte coletivo de passageiros e de carga.
Publicidade
Confira a Tabela de Pagamentos