O principal direcionador para a sessão de hoje é a divulgação dos dados do índice de preços ao consumidor (CPI) de janeiro nos Estados Unidos. Com a expectativa de que a inflação ao consumidor norte-americano voltou a acelerar ante dezembro, mas recuou na leitura anual, os índices futuros em NY mostram algum fôlego, sugerindo uma sessão levemente positiva por lá. Contudo, além do importante indicador, os investidores irão monitorar as falas de uma série de dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) que farão discursos ao longo do dia.
Na Europa os mercados também operam no positivo em reflexo à divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2022 na zona do euro, que cresceu 0,1% ante o trimestre anterior, segundo dados da Eurostat. Apesar do tímido crescimento, o dado veio em linha com as expectativas.
Agenda econômica
Brasil: Roberto Campos Neto e membros do governo participam de evento ao longo do dia. Economistas participam da reunião trimestral do Banco Central às 10h30 e o Tesouro fará leilão de NTN-B e LFT às 11hrs.
EUA: o CPI de janeiro é esperado às 10h30 com expectativa de avanço de 0,5% ante 0,1% na leitura anterior. Em base anual é esperado uma desaceleração para 6,2% ante 6,5% em dezembro. Além disso, são aguardados discursos de membros do Fed: Thomas Barkin, de Richmond às 11h30, Lorie Logan, de Dallas às 13h, Patrick Harker, da Filadélfia às 15h, e John Williams, de Nova York às 16h05.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulga seu relatório mensal de petróleo. Na safra de balanços destaque para Coca-Cola (COCA34) e Nubank (NUBR33).