Os cidadãos brasileiros podem evitar longas filas em órgãos públicos para resolver problemas burocráticos e acessar serviços do governo de forma simples e rápida. Ao criar uma conta em gov.br, portal digital do governo, é possível ter acesso ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo.
Leia também
Também é possível acessar outros sistemas do governo, como os da Receita Federal, do Sistema único de Saúde (SUS), o Portal E-Social, a Carteira Digital de Trânsito e a Carteira de Trabalho Digital. Dessa forma, assinar documentos digitalmente, apresentar documentos pessoais, realizar a prova de vida e autorizar o uso dos seus dados são ações que podem ser feitas com uma conta do governo.
Veja abaixo o passo a passo para criar uma conta gov.br:
- Entre no site oficial ou baixe o aplicativo
- Clique em “criar conta”.
- Digite seu CPF, leia e aceite os termos de adesão e aperte ‘continuar’.
- É necessário dar algumas informações para confirmar sua identidade, como nome dos pais. Após isso, será enviado um código de confirmação por e-mail ou SMS.
- É possível optar por confirmar os dados identificando sua conta bancária. A opção aparece no início do cadastro e serve para aumentar o nível de segurança da conta, como veremos abaixo. Caso não queira, clique em “Tentar outra forma”.
Bronze, prata e ouro: conheça os níveis de segurança de uma conta gov
Bronze, prata ouro são os tipos de segurança digital que uma conta no portal do governo pode obter. Quanto maior, mais serviços são oferecidos. Os níveis prata e ouro têm os mesmos serviços, mas com o ouro, a segurança chega a nível máximo.
Ao se cadastrar, quem optar por pular a etapa da identificação da conta bancária precisa fazer um login simples, e a conta será bronze. Com ela, o cidadão pode acessar serviços digitais menos sensíveis, e tem pouco acesso aos serviços digitais que o governo oferece.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mas é possível modificar o nível de segurança. Para alcançar o nível prata, confirme os dados através de uma conta bancária, ative o reconhecimento facial pelo aplicativo com base na CNH e, caso seja um servidor público federal, legitime o acesso via Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe).
Já para alcançar o nível ouro, o primeiro passo é entrar no aplicativo e procurar por “Aumentar Nível”. Após isso, é preciso ativar o reconhecimento facial e fazer a validação com um certificado digital.
Por fim, é possível criar uma conta gov.br pelo site oficial ou pelo aplicativo do governo.
Publicidade