Publicidade

Comportamento

BC reabre sistema de dinheiro esquecido: como consultar os valores a receber?

A segunda fase da consulta pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs

BC reabre sistema de dinheiro esquecido: como consultar os valores a receber?
Foto: Pixabay

O Banco Central (BC) reabriu o Sistema de Valores a Receber (SVR), plataforma que identifica “dinheiro esquecido” pelos cidadãos em instituições financeiras. A consulta e o resgate dos valores a receber foram liberados às 10h desta terça-feira, dia 7 de março.

De acordo com a autoridade monetária, a segunda fase do SRV pode liberar até R$ 6 bilhões na economia para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

A nova fase também entrega algumas novidades para o consumidor: haverá uma sala de espera virtual e a possibilidade de consultar os valores de uma pessoa falecida, com acesso para herdeiros e testamentários. Veja todas as novidades da nova fase do SVR.

Como saber se tenho dinheiro esquecido

O processo é simples. A consulta é feita exclusivamente por meio do endereço valoresareceber.bcb.gov.br e basta ter o CPF e a data de nascimento em mãos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Caso o consumidor tenha algum saldo existente, o site oficial irá informar a data em que a pessoa poderá solicitar e efetuar o resgate. Veja o passo a passo:

1) Faça cadastro no site do Governo Brasileiro

É necessário ter um cadastro no site do Governo Brasileiro com nível de segurança “prata” ou “ouro”. Para ter um login, basta acessar o site (https://sso.acesso.gov.br) ou baixar o aplicativo “Gov.Br”, disponível no Google Play e App Store.

2) Consulta dos valores esquecidos

Com o cadastro concluído, basta acessar o site. Para consultar e solicitar o saldo existente de algum banco, consórcio ou outra instituição.

Nesta etapa, o cidadão deverá informar o CPF ou CNPJ, digitar sua data de nascimento e clicar em “consulte se tem valores a receber”.

3) Acesse o sistema

Caso tenha algum valor a receber, clique em “Acessar o SVR”. Neste momento, o usuário poderá ser direcionado para uma fila de espera virtual. Se não houver fila, você será direcionado para a tela de login.

4) Faça o login

Faça login com a  sua Conta gov.br.

Para valores de pessoa física, por causa do sigilo bancário, sua Conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro.

Para valores de pessoa jurídica, precisa ter Conta gov.br com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador).

5) Aceite os termos e veja o saldo

O cidadão terá 30 minutos dentro da plataforma. Após o login, acesse a opção “Meus Valores a Receber”, leia e aceite o Termo de Ciência e logo o valor aparecer na tela, assim como os dados e informações da instituição financeira que está com os valores.

6) Solicite o valor

Nesta etapa, você deverá clicar em “solicitar por aqui” e selecionar uma chave Pix. Neste caso, você receberá o valor em até 12 dias úteis via Pix ou TED e DOC.

Se o sistema não mostrar a opção Pix, a orientação é criar uma chave na sua instituição financeira e retornar no site do BC para solicitar o valor. Mas se a opção “Solicitar por aqui” não aparecer, entre em contato com a instituição.

7) Guarde o seu comprovante

Na última etapa, o sistema emite um comprovante com informações sobre o valor a receber, as solicitações realizadas e o protocolo de solicitação (caso tenha solicitado para receber via Pix).

Publicidade

No computador, você pode salvar, imprimir ou compartilhar esse comprovante para consultar no futuro.

No celular, você pode compartilhar esse comprovante por e-mail ou em aplicativos de mensagens.

Web Stories

Ver tudo
<
>